terça-feira, 18 janeiro 2022
InícioVale do ItajaíGasparPrefeitura de Gaspar lança edital para transporte coletivo

Prefeitura de Gaspar lança edital para transporte coletivo

Foto: Alex Schlindwein

 

Gaspar lançou, na última semana, o edital de licitação para o transporte coletivo municipal. O edital prevê que a futura empresa coloque à disposição ônibus novos com acessibilidade e, também, faça a expansão de linhas e horários, que é uma demanda antiga da comunidade. Antes de ser lançado, o edital precisou passar pela avaliação e liberação do Tribunal de Contas do Estado, já que se trata de uma concessão pública de pelo menos 20 anos.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destacou que o processo é fundamental para dar mais conforto e segurança aos mais de 100 mil usuários mensais do transporte coletivo de Gaspar. “O edital vinha sendo estudado nos últimos três anos. O transporte está em contrato emergencial e uma concessão definitiva é o ideal. A expectativa é de que empresas idôneas participem dessa concessão e que a qualidade do serviço cresça com isso”. O prefeito revelou que algumas empresas já mostraram interesse e que aguarda a oficialização da proposta nos próximos dias.

Wan-Dall lembrou ainda que, com a pavimentação de ruas já existentes e abertura de novas vias, a empresa vencedora terá um número maior de possibilidades de trajetos, ampliando o atendimento à comunidade e melhorando a mobilidade urbana. “Além da exigência de uma frota com idade baixa e acessibilidade, o processo de concessão inclui a inclusão de novas rotas. Com o crescimento do município se faz necessária a ampliação destes itinerários em uma concessão que deve durar 20 anos”.

De acordo com o edital, a empresa que oferecer o menor custo de passagem será a vencedora, sendo que o valor máximo para a tarifa deverá ser de R$4. Ou seja, mesmo se apenas uma empresa participar do edital, o valor da tarifa deverá ser reajustada para um valor menor que o atual praticado. O edital segue a espera de interessados, e, se não houver impugnações, o vencedor deverá ser conhecido no dia 30 de agosto.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS