Por Juliana Damian Silva (PMB)
A Prefeitura de Blumenau lançou nesta quinta-feira (15/12/16), o edital de licitação para nova concessão do transporte coletivo urbano do município. Vencerá a licitação a empresa que apresentar o menor valor da tarifa e atender todos os termos e condições previstos no edital e nos anexos. O valor máximo da tarifa para participação na licitação poderá ser de R$ 3,90. A abertura dos envelopes com as propostas de preço está prevista para o dia 30 de janeiro de 2017.
Na nova licitação, o sistema de transporte coletivo iniciará com 246 ônibus, sendo 40% da frota composta por veículos 0 km e os veículos que iniciarem a operação na condição de usados deverão ser substituídos no prazo máximo de três anos, contados na data do início da operação, na razão de, no mínimo, um terço por ano.
Além disso, todos os veículos estarão em conformidade com as exigências de acessibilidade universal. A frota também deverá ser monitorada por GPS, permitindo a fiscalização ininterrupta e imediata quanto ao cumprimento das viagens, horários e itinerários programados, bem como ter acesso gratuito à internet via wi-fi e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos portáteis.
A administração municipal estima que ainda no primeiro semestre de 2017 seja possível conhecer o vencedor da licitação. O início da nova operação ocorrerá em até 90 dias da assinatura do contrato. O contrato de concessão terá prazo de 20 anos.
O edital e seus respectivos anexos estão disponíveis no site da prefeitura de Blumenau (www.blumenau.sc.gov.br), no link Serviços – Licitações e/ou no Portal da Transparência, na pasta Consultas Públicas – Concessão Transporte Coletivo.