segunda-feira, 17 janeiro 2022
InícioGeralPrefeitura de Blumenau auxilia pessoa em situação de rua a voltar para...

Prefeitura de Blumenau auxilia pessoa em situação de rua a voltar para casa, em Brasília

 

Fotos: divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau, em parceria com a Diretoria de Políticas Públicas Sobre Drogas e Reintegração Social organizou uma força tarefa para fazer com que uma pessoa em situação de rua reencontrasse sua família e voltasse para casa. O retorno ocorreu nesta quinta-feira (23/08/18).

O homem, de 56 anos, morador de Brasília, no Distrito Federal, foi encontrado perdido e desorientado na rodoviária. Ele chegou à cidade no dia 13 de julho, por meio de uma carteira de passe-livre, que inclusive ajudou na sua identificação posteriormente.

“A maior dificuldade que possuíamos no caso desse homem estava relacionada à falta de informações que tínhamos sobre seu histórico, pois o mesmo não conseguia lembrar seu próprio nome, de onde veio ou como veio parar em Blumenau. Iniciamos então por meio da assistente social Marli Olinda Tomelin Karpen a busca de alguns dados sobre ele”, comenta o Diretor Políticas Públicas Sobre Drogas e Reintegração Social, Marciano Tribess.

Após este primeiro momento, em que passou por avaliação, o homem foi conduzido ao Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu). Chegou a ser internado em um hospital da cidade, onde recebeu tratamento psiquiátrico durante algumas semanas. Enquanto isso, os profissionais da abordagem social entraram em contato com instituições da cidade de Brasília, como a assistência social, e buscaram um histórico do homem, até conseguir localizar sua família.

 

 

A viagem de volta só foi possível graças ao apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que disponibilizou uma aeronave para o trajeto após a possibilidade ser indicada pela assistência social de Brasília. Ele foi conduzido por uma ambulância nesta quinta-feira (23), até a base aérea em Florianópolis, onde retornou para casa.

Abordagem social

O serviço de Abordagem Social integra o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A equipe faz rondas pela cidade para localizar as pessoas, dando a opção de se dirigirem ao Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu), ou oportuniza a volta para suas cidades de origem, conforme o desejo do indivíduo, como na situação com o senhor de Brasília. Atualmente a equipe é formada por assistente social, coordenador, educadores sociais e motorista.

Por Odair José da Silva [PMB]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS