A segurança das escolas municipais de Blumenau vai ganhar reforço nos próximos meses. A Prefeitura iniciou a convocação dos agentes de vigilância aprovados no Processo Seletivo 003/2025 para formar uma equipe própria que atuará nas unidades de ensino e nos Centros de Educação Infantil (CEIs).
Os candidatos convocados devem comparecer no dia 24 de junho, no horário informado no ato convocatório, no Salão Nobre da Prefeitura, no terceiro andar do prédio municipal, com documento oficial com foto. A lista está disponível no portal da Prefeitura.
A medida faz parte de um novo modelo de vigilância escolar apresentado pelo governo municipal nesta sexta-feira (19/06/26), durante reunião realizada na Câmara de Vereadores. A proposta prevê a criação de uma equipe permanente de agentes vinculados ao município.
Além dos profissionais chamados nesta etapa, a Prefeitura informou que publicará na próxima semana um edital de chamada pública para contratar novos agentes de vigilância e ampliar o efetivo destinado às escolas e CEIs.
Os novos profissionais passarão por capacitação e treinamento voltados à proteção escolar. A formação será realizada em parceria com as forças de segurança que atuam em Blumenau. A expectativa é que os agentes estejam prontos para iniciar as atividades no retorno das aulas do segundo semestre.
Enquanto a nova equipe passa pelo período de treinamento, vigilantes já contratados pela Prefeitura e que hoje atuam em outras estruturas municipais serão remanejados temporariamente para escolas e CEIs. A medida busca garantir a continuidade da vigilância durante a transição.
Segundo a administração municipal, a convocação dos aprovados e a criação da equipe própria permitiram a adoção de uma solução permanente para a segurança escolar. Com isso, a contratação emergencial que vinha sendo conduzida para atender o período de transição deixa de ser necessária.
O prefeito de Blumenau, delegado Egidio Ferrari, afirmou que a iniciativa amplia a presença de profissionais preparados nas unidades de ensino. “Estamos convocando profissionais já aprovados em processo seletivo e estruturando uma equipe própria para atuar nas nossas escolas e CEIs. Durante as férias, esses agentes passarão por capacitação específica para a atuação no ambiente escolar, para que estejam preparados no retorno das aulas. Encontramos uma alternativa que nos permite fazer essa transição com segurança e planejamento, garantindo a continuidade do serviço e ampliando a presença de vigilantes nas unidades escolares”, afirma.
A aposta do município é que a nova estrutura transforme uma medida de transição em uma política permanente de proteção para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.





