quinta-feira, 21 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Economia Prefeitura apresenta plano de ação para retomada econômica em Blumenau
- Propaganda -

Prefeitura apresenta plano de ação para retomada econômica em Blumenau

00:55

 

 

 

 

Por Elaine Malheiros

O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, apresentou na manhã desta segunda-feira (22/06/20), por meio de transmissão ao vivo, o plano de ações para a retomada da economia na cidade. Segundo o gestor municipal, a retomada envolve os vários segmentos, como poder público, empresas e associações, que precisam unir esforços para que o município volte a se desenvolver e passar por este momento de pandemia.

O plano apresentado pelo prefeito visa ações de junho e dezembro de 2020. “Algumas das ações já estão em execução e visam o bem e a conquista de todos”, comenta Hildebrandt.

A transmissão iniciou com uma tomada da situação econômica atual. No ano passado, Blumenau contabilizou 1368 empresas abertas. Neste ano foram 1.022, número que representa uma retração de 25%. Em relação à geração de empregos, a variação entre 2019 e 2020 contabilizou perda de mais de seis mil empregos entre março e abril. Um saldo negativo de 1.883 vagas de trabalho causada pelos efeitos da pandemia.

O resultado disso se reflete na arrecadação, que já sofre impactos. A perda para este ano está estimada em R$ 177 milhões, segundo a Secretaria da Fazenda. Ainda, segundo dados do município, o ICMS em Blumenau teve retração de 29% em comparação a maio de 2019; e o ISS, apresentou redução de 8,4% neste mesmo período.

Entre as ações imediatas, o prefeito sinalizou o estímulo à utilização do selo “Produzido em Blumenau”, já que o município é famoso pela qualidade dos serviços que entrega e o programa de flexibilização de MEIs, que promete a revisão de processos e trâmites burocráticos que podem facilitar e estimular os microempreendedores individuais.

Outra ação prevista é a desburocratização para abertura de instalações temporárias, ato que envolve espaços públicos e privados, como o comércio de alimentos, bebidas e produtos variados sobre as calçadas.

O programa juro zero vai beneficiar MEI e ME/EPP com empréstimos de até R$ 10 mil, dependendo do segmento. As concessões públicas têm o objetivo de atender a comunidade por meio da iniciativa privada, buscando parcerias para o complemento da capacidade de investimento do governo.

Outra iniciativa prevista no plano de retomada é o investimento público por meio de financiamentos e convênios, com a duplicação da ponte Adolfo Konder, a execução da ligação na foz do Ribeirão Garcia e a implantação do corredor sul, que contará com a revitalização da Rua Amazonas e três novos trechos de corredor de ônibus.

Já, no setor de turismo, os eventos como Oktoberfest, Magia de Natal e Revéillon serão pontualmente avaliados para realização. Hildebrandt reforçou que todas decisões que envolvem sua realização ou não, serão baseadas em aspectos técnicos.

O Plano propõe também uma ampliação nas ações municipais, com a realização de workshops virtuais com os atores econômicos da cidade, para discutir outras medidas de curto prazo a serem implementadas pelo poder público e por parceiros, além de promover ações de comunicação voltadas para a retomada econômica.

Entre as medidas previstas e que farão parte das discussões dos workshops, estão o planejamento de ações voltadas para o turismo, apoio a projetos culturais, economia criativa, além de incentivos aos demais setores por meio do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). O primeiro workshop com a participação de setores externos ocorrerá no dia 24, voltado para o setor de Economia Criativa.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.