A Prefeitura de Blumenau informou nesta terça-feira (14/07/26), que reduziu em 30% a fila de espera por exames de ultrassonografia na rede municipal de saúde nos últimos três meses. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, o total de pedidos pendentes passou de 20 mil para 14 mil, com cerca de 200 exames por dia.
A administração afirma que esse volume permite que novas solicitações sejam absorvidas com mais rapidez, agilizando o acesso ao diagnóstico. Também foi anunciado reforço nas áreas de Neuropediatria e Endocrinologia Pediátrica. Conforme a prefeitura, a ampliação garante 200 novas consultas por mês nessas especialidades.
Na Psicologia e na Fonoaudiologia, a capacidade de atendimento passou de 1,3 mil para 1,5 mil consultas mensais, segundo a administração municipal. O aumento de 200 vagas por mês é atribuído ao reajuste nos repasses feitos aos prestadores credenciados.
Ainda conforme o município, novos editais, que estão na fase final de tramitação, devem acelerar os agendamentos nas próximas semanas. “Estamos trabalhando em várias frentes, otimizando a estrutura e valorizando os parceiros para trazer novos profissionais. O resultado prático é o cidadão atendido com mais rapidez”, afirmou o secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin.





