segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioEventosPrefeito assina ordem de serviço para o prolongamento da Rua Humberto de...

Prefeito assina ordem de serviço para o prolongamento da Rua Humberto de Campos nesta quinta-feira (03)

Assinatura_prolong_R-Humberto-Campos_13
O prefeito municipal Napoleão Bernardes, acompanhado dos vereadores e de seu secretariado, assinou na manhã desta quinta (03), a ordem de serviço que dará inicio ao prolongamento da Rua Humberto de Campos. A obra terá o investimento de quase 32 milhões de reais, provenientes do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, empregados em aproximadamente 2 km de extensão.

Assinatura_prolong_R-Humberto-Campos_06

Assinatura_prolong_R-Humberto-Campos_01

Assinatura_prolong_R-Humberto-Campos_16

Assinatura_prolong_R-Humberto-Campos_11

A rua Humberto de Campos terá sua extensão ampliada ate a rua General Osório, na confluência com as ruas Tóquio e Joaquim Nabuco. Antes de começar a solenidade, o vice prefeito Jovino Cardoso, conversou com a equipe do O Blumenaense, e falou da importância desta obra e do prazo de conclusão.

Assinatura_prolong_R-Humberto-Campos_23

É muito importante a participação do poder executivo assinando essa ordem de serviço da continuação da Rua Humberto de Campos, que é um corredor de serviço importante pra cidade, que vai melhorar e muito o sistema viário desta região, que é próxima ao Centro e passa pelo bairro da Velha.

Esse processo até demorou, mas são algumas burocracias que tem no dia a dia, como as desapropriações, acerto de financiamentos e documentações, mas hoje está se tornando realidade a assinatura desta ordem de serviço muito importante para a comunidade blumenauense.

A Humberto de Campos depende ainda de recursos que vão vir futuramente, uma parte desses recursos já está garantida. Temos a questão climática, que também não nos deixa prever ao certo a conclusão da obra. Acreditamos que será uma obra complexa, porque temos muitas indenizações, e isso pode acabar também atrasando o cronograma da obra. Um exemplo é o da Ponte do Badenfurt, que já era para ter sido inaugurada há quase dois anos atrás. Infelizmente por questões burocráticas não foi possível. Então não dá para prever uma data certa. Mas com certeza estaremos trabalhando para que essa obra seja concluída o mais rápido possível.

Veja as fotos na galeria:

Após o pronunciamento das autoridades presentes, o prefeito Napoleão tomou a palavra, agradecendo a todos os envolvidos no processo, e explicou detalhes da execução desta obra.

Veja o pronunciamento do prefeito na integra:

Assinatura_prolong_R-Humberto-Campos_24

“É de fato um marco histórico para a cidade de Blumenau. O prolongamento da Rua Humberto de Campos, foi uma obra sonhada e desejada há algumas décadas para nossa cidade, e agora começa a sair do papel. Mas por uma circunstância que também é muito especial, é a primeira obra fruto de um financiamento internacional realizada no nosso município. Portanto, esta obra representa um verdadeiro divisor de áreas, no sentido dos investimentos em infraestrutura de trânsito, mobilidade e até na forma da captação dos recursos.

Tanto eu e quanto o vice prefeito Jovino, que é meu amigo e companheiro de jornada, sentimos estar em um dia de congratulação e agradecimentos. Porque chegar até aqui, demandou o empenho e a articulação de muitas pessoas. Foram agentes, políticos, prefeitos que passaram por Blumenau, servidores públicos engajados, abnegados, que ao longo das mais diversas gestões, foram amadurecendo a construção da possibilidade que hoje se torna real. Por isso agradecemos e cumprimentamos à todos de uma forma muito carinhosa.
Ao secretário Cesar Botelho, que aqui representa o governador do estado, o nosso registro público, mais uma vez, porque retrata a mais absoluta verdade, de gratidão à forma republicana com que o governador Raimundo Colombo tem se portado diante das questões de Blumenau. Pois tem sempre se demonstrado parceiro da nossa cidade, não só em fala, mas em ação efetiva, no sentido da viabilização de muitos recursos que são necessários ao desenvolvimento da infraestrutura de Blumenau.

A ponte do Badenfurt, por exemplo, tem um convênio de engenharia financeira inteligente, viabilizado através da parceria com o governador, e aqui também no prolongamento da Rua Humberto de Campos, parte dos valores relacionados à desapropriação, são frutos dessa parceria importante. E nós fizemos esse agradecimento ao governo de estado, na pessoa do secretário César Botelho, que pessoalmente tem se dedicado em se deslocar e fazer com que as causas de Blumenau, possam caminhar com a agilidade do governo do estado. À todos os servidores públicos estaduais aqui presentes, o nosso reconhecimento de muita gratidão.

Na pessoa do presidente da Câmara, vereador Vanderlei de Oliveira, e à todos os amigos vereadores; o agradecimento desta cidade. Porque a viabilização de um convênio, de uma parceria de um financiamento internacional como o BID, demanda também de toda uma estrutura legislativa. E essa viabilização jurídica, legal, só foi possível graças ao entendimento da Câmara Municipal, que viabilizou a aprovação de todos os projetos para que pudéssemos chegar a este momento.

Agora, a razão de ser de tudo isso é a comunidade, aqui representada por muitas pessoas, como o Lombardi. Mas eu quero dizer com relação a essa região especificamente, embora essa seja uma obra que alavanca a questão da mobilidade de todo o município, a grande Velha, passa a ter de fato uma perspectiva diferenciada.

Eu nasci aqui, a poucos metros, ali naquele loteamento. Foi onde morei ao longo dos meus 30 anos de vida. E eu quero aqui em nome da minha mãe, que é uma mulher muito querida, cumprimentar a todos os vizinhos. Todos eles me viram crescer e caminhar por aqui desde criança.

A obra da Rua Humberto de Campos, tem o investimento de mais de R$ 32 milhões. Uma obra nos mais avançados e modernos padrões, não só de segurança de trânsito, mas de engenharia de tráfego. São duas faixas pra ir, outras duas para voltar, com recuo exclusivo para ônibus, passeio, ciclovia, ponte, elevado, passagem de nível… enfim, tudo do que há de mais moderno e contemporâneo em termos de padrão de engenharia.

Eu quero também fazer um registro de agradecimento, a todos os servidores de todas as secretarias, porque ao bem da verdade, para uma ação complexa como essa sair do papel, demanda muita gente, das mais diversas secretarias.

O processo foi liderado pela Secretaria de Planejamento, hoje conduzida pelo secretário Alexandre Gevaerd e a Secretaria de Obras com o secretário Paulo França. Em nome da engenheira Rita e do engenheiro Leite, eu quero cumprimentar a todos os servidores de carreira que estiveram ao longo de muitos anos imbuídos desse propósito.

Quanto ao programa do BID, todos os demais serviços e as demais ações, relacionadas ao programa, já estão com seus projetos de engenharia devidamente contratados. O programa segue dentro do seu cronograma, e é importante que a comunidade saiba, que uma ação como essa, tem o acompanhamento passo a passo do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Não há uma ação do programa BID que previamente não tenha o aval em nível de gestão pelo banco. E nós temos essa relação perfeita com eles.
Esse programa é supervisionado por uma empresa altamente especializada nesse tipo de financiamento internacional, a PPE. Mas eu destaco aqui, que a prefeitura de Blumenau foi arrojada, ousada e firme no sentido de avançar nas suas obrigações contratuais.
Nós somos o primeiro município de Santa Catarina à firmar uma parceria com o Tribunal de Contas do estado, para que ele próprio seja o auditor permanente de todas as etapas deste programa. Esta é uma visão altamente estratégica e inovadora. A obrigação constitucional e contratual do município seria licitar e contratar uma auditoria contábil. Mas isso custaria para prefeitura, dentro desse programa de financiamento, U$ 300 mil.

Quando a prefeitura tem a iniciativa de ir ao Tribunal de Contas, por sua vontade, firmar esse termo de cooperação técnica, significa R$ 1 milhão a mais na execução de obras. E com um detalhe adicional: nós teremos auditagem por completo e permanente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina em cada passo desse programa. Em cada investimento, licitação ou contrato, será uma demonstração do compromisso nutrido com a transparência.

A nossa gestão é transparente, que faz as coisas certas, do jeito certo que as coisas devem ser. E a prova disso é protagonismo e a iniciativa própria da prefeitura de ir ao tribunal de contas, formalizar esse termo de cooperação técnica, para que todos os profissionais do tribunal, altamente especializados nas mais diversas áreas, possam acompanhar permanentemente a evolução desse programa.

Que Deus possa abençoar a todos nós, possa nos guiar com muita serenidade. Que possamos estar mais vezes aqui e acompanhar a boa evolução da obra. E registro também a parceria com as empresas vencedoras da licitação. Vocês terão toda a comunidade acompanhando permanentemente. E o maior e melhor fiscal que temos é a própria população, e a imprensa que ficarão em cima das empresas cobrando o prazo. Da nossa parte, está tudo dentro do que temos que fazer. Agora está na mão de vocês para que façam com excelência um serviço no padrão Blumenau de qualidade como deve ser. A cidade conta com vocês nesta parceria estratégica.

A todos o nosso muito obrigado, e que possamos muito em breve acompanhar uma boa evolução desta e das demais obras do programa BID que estão por vir.

Texto e fotos: Luciano Bernz

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS