quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioEconomiaPraça do Empreendedor comemora dois anos e vira referência para outros municípios

Praça do Empreendedor comemora dois anos e vira referência para outros municípios

Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen

Nesta sexta-feira (23/6/17), uma cerimônia no Shopping Park Europeu comemorou os dois anos da criação da Praça do Empreededor. Durante esse período já foram realizados mais de 70 mil atendimentos. O serviço mais procurado é a atualização cadastral referente à alteração de titularidade de imóveis.

O espaço reúne diversos serviços da administração municipal em um só lugar, evitando a necessidade de se deslocar à diferentes secretarias e órgãos para ser atendido. Também são bastante frequentes as consultas de viabilidade para construção, desmembramento e loteamento; alvarás de autônomos e da Vigilância Sanitária; projetos de edificação; habite-se; alvarás para eventos e festas; pedidos de alinhamento; quitação do Imposto Sobre Serviços (ISS); ligação de água e esgoto; pedido de devolução e quitação do Imposto para Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Segundo um dos idealizadores do projeto, Ivo Alberto Dickmann Júnior, sempre se tem a ideia de que o serviço público é moroso, mas a praça quebrou esse paradigma. “Se até então se levava 45 dias para abrir uma empresa, hoje já é possível em até 48 horas, com alvará”, completa Dieckmann.

O prefeito Napoleão Bernardes comemora o sucesso: “Com a redução do tempo de abertura das empresas, permitiu a geração de novos negócios, mais empregos, o que desenvolvimento econômico em favor da cidade. É desburocratizar e se colocar ao lado do empreendedor. Prefeituras de outras municípios tem visitado Blumenau para implantar o modelo” finaliza.

Confira no vídeo as entrevistas de Móris Cleber Kohl, Secretário do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo; e Levi Clemente Muniz, Gerente Administrativo/Financeiro do Shopping Park Europeu. No final do vídeo, você pode acompanhar a cerimônia.

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS