A partir desta terça-feira (5/11/19), a Praça do Cidadão e a Intendência Distrital do Garcia passarão a fornecer orientações aos cidadãos sobre a Carteira de Trabalho Digital e não farão mais a emissão do documento físico. A mudança foi adotada em cumprimento à determinação do Ministério do Trabalho.
Conforme estabelecido pelo órgão federal, as informações referentes ao registro empregatício e o histórico do trabalhador serão cadastradas on-line, diretamente no site do governo e também pelo aplicativo de celular disponibilizado para os sistemas IOS e Android. Para obter um emprego, o trabalhador precisará apenas apresentar seu CPF. O documento físico será necessário apenas em casos de exigência da empresa empregadora.
Para pessoas que não possuírem acesso à internet, os locais prestarão atendimento, fazendo toda a orientação necessária. Os agendamentos já marcados nas unidades de atendimento descentralizadas serão mantidos também para prestar essas orientações, no entanto, o documento físico não será mais emitido.
As informações foram divulgados pelos assessores de imprensa Aline Franzoi Santos Fleith e Joni César, da prefeitura de Blumenau.