sexta-feira, 30 julho 2021
InícioGeralPouco mais da metade do público alvo se vacinou contra a influenza...

Pouco mais da metade do público alvo se vacinou contra a influenza em Blumenau

Mais de 40 mil pessoas precisam procurar os postos de saúde para garantir a imunização contra doença. A campanha nacional termina na semana que vem.

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau ainda precisa vacinar mais de 40 mil pessoas contra a Influenza. Cerca de 2,5 mil doses ainda podem ser agendadas para aplicação até sexta-feira (2/07/21). Nos próximos dias novas vagas deverão ser disponibilizadas pelo município. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe iniciou no dia 12 de abril e segue até o dia 9 de julho.

Até agora, Blumenau aplicou 69.869 mil doses, o que representa apenas 56,5% de cobertura vacinal. A estimativa do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 123.606 pessoas na cidade. A meta é vacinar 90% desse total e para ampliar a cobertura vacinal, as salas de vacina dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) seguem com atendimento para vacinação contra a Influenza até as 20h. As doses também estão disponível nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), de acordo com o atendimento de cada local.

O agendamento da vacina contra a gripe pode ser feito pela internet clicando aqui ou entrando em contato com sua unidade ESF para fazer o agendamento, já que o telefone do Alô Saúde ficará disponível para demandas relacionadas à Covid-19. Pessoas que foram vacinadas contra o Coronavírus devem respeitar um intervalo superior a 14 dias para tomar a vacina contra a Influenza. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da gripe e vai se vacinar contra a Covid-19.

No site da Prefeitura, conforme as vagas vão encerrando, o nome das unidades ESFs e Ambulatórios Gerais vão sendo retiradas da ferramenta. A medida que o Estado envia remessa de doses da vacina, novas vagas são disponibilizadas, e a relação de unidades com vagas disponíveis volta a ser exibida no site.

O secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, destaca que a cobertura de apenas 62,5% dos idosos preocupa. “Acabamos de entrar no inverno, uma estação onde as síndromes gripais são muito comuns. As pessoas desse grupo precisam agendar a vacina e evitar formas mais graves do vírus H1N1”, salienta. O secretário reforça que em anos anteriores, este grupo era um dos primeiros a atingir a meta de 90% de cobertura logo nas primeiras semanas.

Público-alvo

A vacinação contra a Gripe está prevista para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos acima dos 60 anos e pessoas com comorbidades ou Deficiência Permanente.

Além disso, trabalhadores da saúde, das escolas públicas e privadas; trabalhadores portuários; profissionais das Forças Armadas, das Forças de Segurança e Salvamento; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS