terça-feira, 11 maio 2021
Início Economia Postos de combustível estão proibidos de abastecer após acionamento da trava automática

Postos de combustível estão proibidos de abastecer após acionamento da trava automática

Bomba de combustível

Os postos de combustível de Santa Catarina estão proibidos de abastecer os carros após ser acionada a trava automática de segurança da bomba de abastecimento. O Projeto de Lei 0065.6/2013 foi sancionado pelo governador Raimundo Colombo nesta terça-feira, dia 21 de janeiro.

Conforme os manuais de automóveis vendidos no Brasil, o volume máximo de combustível permitido em um tanque, para que não acarrete danos aos veículos, não é até sua capacidade máxima, e sim até o travamento da bomba. O que representa, no mínimo, 10% menos da capacidade máxima do tanque.

Outro motivo para a proibição tem relação com o filtro instalado na boca de entrada do tanque. O equipamento tem a função de absorver vapores produzidos no tanque, impedindo que saia para a atmosfera. Se há excesso de combustível, o filtro é inundado e acaba perdendo a capacidade de filtrar todo o vapor que passa por ele. Com isso, são eliminados alguns elementos de carvão que podem danificar o motor, além de contribuir para esses poluentes poluam o meio ambiente.

Multa

O descumprimento da nova lei, que será regulamentada em até 90 dias, implicará em uma multa de R$ 1.000,00, aplicada em dobro no caso de reincidência. Os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Tesouro do Estado de Santa Catarina e aplicados em campanhas de prevenção à degradação do meio ambiente.

via FECOMÉRCIO

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS