segunda-feira, 10 maio 2021
Início Animais Posso utilizar corticoide no meu animal?

Posso utilizar corticoide no meu animal?

 

Por Susane Bohmann | Médica Veterinária

Que muitas pessoas medicam seus animais por conta própria não é novidade. Um dos maiores erros cometidos, acontece por não saberem se o medicamento é tóxico para o animal ou a dose a ser administrada. O corticoide é muito vendido nas agropecuárias como um ótimo medicamento para aqueles cães que se coçam muito, sem no entanto, tratar a causa.

E qual é o problema de administrar corticoide sem orientação médica? Os efeitos colaterais. Mas antes de falar dos efeitos colaterais, vamos aos nomes dos princípios ativos: prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, betametasona, são os principais utilizados na medicina veterinária. Podem ser utilizados tanto por via oral em forma de comprimido quanto através de xampus, pomadas, colírios, injetáveis, spray tópico, solução otológica e de todas as formas é possível fazer mal para o cão. Desconfie de quem oferece esses medicamentos como solução mágica, desconfie de quem oferece uma injeção milagrosa para coceira, pode ser de corticoide.

 

 

Então quais são os efeitos colaterais?

Nos humanos, temos o que chamamos de síndrome de Cushing ou hiperadrenocorticismo. É a mesma doença para os animais. Gera um problema endócrino que caracteriza uma série de alterações clínicas e laboratoriais em função do cortisol excessivo circulando no sangue. E não tem cura, apenas tratamento de alto custo.

Se o seu animal estiver tomando mais água que o normal, urinando mais vezes com possível incontinência, apresentando apetite exagerado, pele mais fina e dificuldade de cicatrização, enegrecida e com dermatites constantes, queda de pelo, abdômen pendular, atrofia muscular e letargia, procure um médico veterinário.

 

* Susane Bohmann (CRMV – SC 7779) é médica veterinária formada no Instituto Federal Catarinense (campus Araquari) e Pós-Graduanda em Oftalmologia Veterinária pela ANCLIVEPA (SP). Ela atende na Argos Clínica Veterinária, localizada na Rua Gustavo Zimmermann, nº 5.311, bairro Itoupava Central.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS