terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioGeralPossíveis destroços da aeronave são encontrados no bairro Meia Praia, em Itapema

Possíveis destroços da aeronave são encontrados no bairro Meia Praia, em Itapema

Fotos: OBlumenauense

Por volta das 11h deste domingo (29/07/18), pessoas que passavam pela orla de Meia Praia, em Itapema (SC), perceberam umas peças estranhas defronte da rua 319. Podem ser destroços do avião de pequeno porte modelo Conquest 180 que desapareceu na última sexta (27). As fotos foram enviadas por um colaborador de OBlumenauense.

 

Foto: OBlumenauense

 

São três partes: um pneu, a parte lateral interna do que parece ser a fuselagem da aeronave, além de outra peça prateada com duas aberturas semelhantes a janelas. A Polícia Militar foi o primeiro órgão a ser informado, logo depois, próximo do meio-dia, os bombeiros, que enviaram uma embarcação ao local.

 

Foto: OBlumenauense

 

No avião desaparecido estava o piloto José Ubirajara Moreira da Silva, de 68 anos, pai do deputado estadual pelo Rio de Janeiro Pedro Fernandes (PDT). Na manhã de sábado (28), uma embarcação de resgate de Florianópolis encontrou uma mochila, um chapéu, uma escova de cabelo e uma cuia de José. Já a mala dele, foi achada por um homem que passeava de barco próximo de Itapema.

 

Foto: corpo de Bombeiros de SC

 

Segundo o tenente Daniel Dutra (7ºBBM de Itajaí), as buscas pelo ar foram retomadas na manhã deste domingo (29) por uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) e o helicóptero Arcanjo 01 de Florianópolis. Pela água, desde às 8h a área de busca foi dividida em duas. Na primeira, os bombeiros utilizam uma embarcação com sonar, que permite uma varredura no fundo do mar, no local onde o piloto fez seu último contato com a torre, a 8 km da Costa, entre Itajaí e Navegantes. O equipamento tem uma cabine com um computador dentro e veio de Florianópolis.

Na outra área, na baía entre Porto Belo e Itapema, três embarcações onde foram encontradas a mala e mochila. Questionado sobre alguma pista do corpo, Dutra disse que trabalha-se com a possibilidade do piloto ter ficado preso no cinto de segurança, por isso os esforços são para localizar a fuselagem principal da aeronave.

“Tudo indica que a fuselagem encontrada em Itapema seja da aeronave desaparecida. São janelas e um trem de pouso que indicam ser de um avião. Não posso afirmar com certeza, porque tem que passar por perícia, mas eu acredito que sim, até porque está na área de buscas”, comentou o tenente.

O avião desaparecido é particular, possui autonomia de 3h de vôo, e decolou de Ijuí (RS) há uma semana com destino a Itanhaém (SP). Próximo do meio-dia de sexta-feira (27), a aeronave estava no Aeroclube Costa Esmeralda em Porto Belo, quando decolou novamente e desapareceu.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS