domingo, 17 outubro 2021
InícioEsportePor questões de segurança, Daniel de Oliveira encerra participação no DECAMAN USA...

Por questões de segurança, Daniel de Oliveira encerra participação no DECAMAN USA 2018

 

 

Único Brasileiro no Decaman USA 2018, em New Orleans, nos Estados Unidos, o blumenauense Daniel de Oliveira, decidiu abandonar a competição na manhã deste sábado (10/11/18). Em quatro dias de disputa, ele percorreu 38 km de natação e 930 km de ciclismo, em 91 horas de prova.

“Foi uma decisão super difícil. Fui para conquistar o recorde mundial. Queria muito dar essa alegria para quem me acompanha, mas encontrei adversidades que fugiram do meu controle. Na prova da natação, larguei bem, mas demorei pra finalizar. A água estava muito quente e isso me desgastou muito” – explica Oliveira, que permaneceu 20 horas dentro de uma piscina de 50 metros.

Nos primeiros dias, os atletas enfrentaram frio e muita chuva, com pequenos intervalos de descanso. A condição climática, na prova de ciclismo, atrapalhou os planos do campeão mundial do Quintuple Triathlon, no México, em 2016.

“Eu apostava muito no ciclismo, a ideia era alcançar os primeiros colocados nessa modalidade, mas tive que encarar uma temperatura de apenas três graus, de madrugada. Estava há três dias molhado. Cheguei a pedalar com a roupa de borracha de natação, mas não ajudou muito” – revela.

O atleta viajou para os Estados Unidos sem staff – o que acaba fazendo a diferença em competições como o Decaman USA. Com uma equipe de apoio, por exemplo, é possível controlar a distância dos adversários e traçar metas durante o percurso para conquistar a vitória.

“Sem staff, a gente perde tempo e foco na disputa. Todas as vezes que eu precisava comer, perdia até 20 minutos por causa do deslocamento entre a pista e a cozinha, enquanto os outros atletas gastavam apenas dois minutos, se alimentando às margens da pista. Eu não consegui recursos para levar staff, paciência” – finaliza.

O Decaman USA iniciou na última terça-feira (6). Apenas 16 atletas de todo o mundo iniciaram a disputa. Quem ainda está competindo tem até o dia 19 para encerrar a prova. São 38 km de natação, 1.8 mil km de ciclismo e 422 de corrida.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS