Único Brasileiro no Decaman USA 2018, em New Orleans, nos Estados Unidos, o blumenauense Daniel de Oliveira, decidiu abandonar a competição na manhã deste sábado (10/11/18). Em quatro dias de disputa, ele percorreu 38 km de natação e 930 km de ciclismo, em 91 horas de prova.
“Foi uma decisão super difícil. Fui para conquistar o recorde mundial. Queria muito dar essa alegria para quem me acompanha, mas encontrei adversidades que fugiram do meu controle. Na prova da natação, larguei bem, mas demorei pra finalizar. A água estava muito quente e isso me desgastou muito” – explica Oliveira, que permaneceu 20 horas dentro de uma piscina de 50 metros.
Nos primeiros dias, os atletas enfrentaram frio e muita chuva, com pequenos intervalos de descanso. A condição climática, na prova de ciclismo, atrapalhou os planos do campeão mundial do Quintuple Triathlon, no México, em 2016.
“Eu apostava muito no ciclismo, a ideia era alcançar os primeiros colocados nessa modalidade, mas tive que encarar uma temperatura de apenas três graus, de madrugada. Estava há três dias molhado. Cheguei a pedalar com a roupa de borracha de natação, mas não ajudou muito” – revela.
O atleta viajou para os Estados Unidos sem staff – o que acaba fazendo a diferença em competições como o Decaman USA. Com uma equipe de apoio, por exemplo, é possível controlar a distância dos adversários e traçar metas durante o percurso para conquistar a vitória.
“Sem staff, a gente perde tempo e foco na disputa. Todas as vezes que eu precisava comer, perdia até 20 minutos por causa do deslocamento entre a pista e a cozinha, enquanto os outros atletas gastavam apenas dois minutos, se alimentando às margens da pista. Eu não consegui recursos para levar staff, paciência” – finaliza.
O Decaman USA iniciou na última terça-feira (6). Apenas 16 atletas de todo o mundo iniciaram a disputa. Quem ainda está competindo tem até o dia 19 para encerrar a prova. São 38 km de natação, 1.8 mil km de ciclismo e 422 de corrida.