quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioGeralPonto de ônibus com carregador para celular

Ponto de ônibus com carregador para celular

Foto: Mariana de Ávila/G1
Foto: Mariana de Ávila/G1

Em Florianópolis, foi instalada nesta terça-feira (8), uma parada de ônibus com carregador de celular, placas fotovoltáicas e telhado com plantas irrigadas através de água de reuso. Para quem conhece bem a capital, a estrutura única no Brasil, está localizada no bairro Agronômica, na frente da residência oficial do Governo e da 6ª Delegacia de Polícia.

Um conceito com estrutura feita de material reciclado, ecossustentável, onde o forro da cobertura e os bancos foram feitos com chapas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. O projeto foi desenvolvido pelo núcleo de paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Com o verão chegando, um dos objetivos é de que cobertura vegetal diminua o calor do ponto, com irrigação autônoma feita através do reuso de água da chuva. A entidade ainda pretende instalar um bicicletário e placas com identificação das 11 linhas de ônibus que param no local.

A iluminação é feita por lâmpadas de LED, a irrigação da cobertura e o carregamento de celulares via USB têm energia gerada por meio de placas fotovoltaicas que captam os raios solares. Ainda é apenas um protótipo, que teve investimento da ACIF, Sebrae e outras 18 empresas. O custo não foi divulgado, mas é superior ao de uma parada de ônibus convencional em Florianópolis, que custa de R$ 10 a 12 mil.

Fonte: G1

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS