domingo, 17 outubro 2021
InícioGeralPonte da Rua Ruy Barbosa, no Progresso, recebe vigas de sustentação

Ponte da Rua Ruy Barbosa, no Progresso, recebe vigas de sustentação

 

As nove vigas de sustentação da nova ponte da Rua Ruy Barbosa, no bairro Progresso, estão sendo lançadas nesta terça-feira (26). Os serviços, que tiveram início pela manhã na chamada Ponte Preta, são executados com auxílio de guindaste, visto que cada peça conta com 26,5 metros de comprimento. A nova estrutura terá ao todo 28 metros de extensão e 12,30 metros de largura.

Por razões de segurança, o trânsito pela Rua Progresso, na área de entroncamento com a Ponte Preta, está funcionando em meia pista durante todo dia, até a conclusão dos serviços. Durante o lançamento das vigas, é necessária a interrupção total da passagem de veículos para a salvaguarda das operações com guindaste.

Sob investimento de R$ 915 mil, a obra dispõe de recursos obtidos por meio de convênio entre a Prefeitura de Blumenau e o Ministério de Integração Nacional, através do PAC Drenagem da Bacia do Ribeirão Garcia. Atualmente, os trabalhos de construção avançam para a fase da superestrutura, que incluem a execução das vigas e da laje, sendo previsto que a nova estrutura esteja concluída ainda neste trimestre.

Além de contribuir para a mobilidade de veículos e pedestres pela região, a obra tem por objetivo direto beneficiar a vazão do Ribeirão Garcia, amenizando danos causados por enchentes e enxurradas. Conforme o projeto, a nova fundação assegura aproximadamente 25 metros de fluxo das águas. A base da antiga ponte estrangulava o leito e permitia somente 17 metros de vazão, o que obstruía a correnteza durante o período das cheias.

Texto: Denisse Lopes | via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS