Pomerode oficializa protocolo que inclui o uso de cloroquina e ivermectina para a Covid-19

 

 

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Pomerode oficializou nesta segunda-feira (20/07/20) um protocolo de combate à Covid-19 que inclui os medicamentos cloroquina e ivermectina. O objetivo é padronizar o atendimento às pessoas infectadas com a SARS-COV-2.

O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, anunciou a novidade em um vídeo divulgado na página do Facebook da prefeitura. Ele disse que os procedimentos são o resultado das decisões da comissão que tomou como base as indicações do Ministério da Saúde.

Kriek também deixou claro que a decisão pelo uso dos medicamentos acontece depois de uma conversa entre paciente e médico. “Alguns médicos já vinham adotando a ivermectina desde abril (na Covid-19), aliado a outros remédios. Mas para oficializar, e que as pessoas tenham conhecimento, foi elaborado esse protocolo. Muitos acreditavam que não estávamos utilizando, ou que a secretaria de saúde fosse contrária. Mas não é isso. A ivermectina faz parte dos remédios que o município disponibiliza para as pessoas que buscam a saúde, enquanto a cloroquina é oferecido pelo estado. Apesar de já termos pedido há um bom tempo, ainda não recebemos. Por isso quando os médicos prescrevem, as pessoas acabam indo à uma farmácia de manipulação”, disse Ércio.

A cidade registrou um total de 244 casos positivos desde o início da pandemia, dos quais 74 estão ativos e 26 são suspeitos. No momento há 69 pacientes em isolamento domiciliar e cinco hospitalizados. Em duas pessoas que morreram no município foi identificado a presença do coronavírus no organismo.

Em Blumenau, a secretaria de promoção da saúde e o prefeito não interferem caso os médicos indicarem para seus pacientes o uso da cloroquina ou ivermectina. Mas como não existem estudos comprovando sua eficácia no combate e prevenção à Covid-19, preferem não adotar como medida de enfrentamento na saúde pública.