Pomerode lança campanha pioneira para adaptar destino ao novo turismo

Foto: Prefeitura de Pomerode / divulgação

 

 

 

Foto: Prefeitura de Pomerode / divulgação

 

Pomerode deu largada a uma campanha pioneira que pretende fazer do destino uma referência na adaptação do turismo às mudanças de comportamento provocadas pela pandemia de Covid-19. Sob o lema O Cuidado Nos Une, a iniciativa envolve população, empresas, poder público e turistas no controle da doença.

Associação Visite Pomerode (Avip) e Prefeitura de Pomerode lideram o esforço conjunto, que tem o apoio do Sebrae/SC e de especialistas em Gestão do Turismo, Infectologia, Segurança do Trabalho e Comunicação. O objetivo é promover práticas elevadas de segurança na atividade turística.

“Pomerode já é conhecida pela segurança, limpeza e organização, mas queremos dar um passo além para continuar merecendo a confiança que o turista deposita na cidade”, avalia o presidente da Avip, Manfredo Goede.

O primeiro passo é a capacitação de empresas associadas à Avip, como hotéis, pousadas, restaurantes, cafés, parques, museus e lojas. Cada setor ganhou protocolo específico, com regras mais rigorosas que as estabelecidas pelos governos federal e estadual. Serão ao todo seis treinamentos ministrados online ou em pequenos grupos presenciais.

Para a área de restaurantes, por exemplo, a campanha determina o distanciamento de dois metros entre as mesas, enquanto as autoridades exigem 1,5 metro. A orientação partiu do infectologista Amaury Mielle, um dos consultores convidados. Há também medidas para assegurar a qualidade do ar nos recintos com maior presença de pessoas.

Hotéis e pousadas devem fazer o controle diário de temperatura dos funcionários, assim como o de hóspedes, no momento do check-in. Há procedimentos para a destinação de resíduos, lavanderia e orientações sobre o encaminhamento de pessoas com sintomas a unidades de saúde.

Parques como Zoo Pomerode e Vila Encantada, que acabam de receber autorização para reabrir ao público, também já possuem protocolos validados para serem postos em prática.

Toda empresa que se comprometer com as normas poderá adotar a identidade visual da campanha O Cuidado Nos Une, para que visitantes e moradores identifiquem as participantes. O cumprimento das medidas será fiscalizado.

Máscaras e Blitz da Saúde

O poder público municipal também preparou medidas para aumentar a segurança de visitantes e moradores. Em fins de semana e feriados, haverá Blitz da Saúde em acessos a Pomerode. Nelas, turistas serão abordados para receber informações e cuidados com a pandemia.

Outra medida prevista é a exigência do uso de máscaras nas ruas e espaços públicos ao ar livre. Até o momento, a obrigação de uso era restrita apenas aos ambientes fechados e recomendação para as demais situações.

“Precisamos nos adequar a essa nova realidade, nesse momento único na história precisamos unir forças para que nossa vocação turística sirva como impulso para a retomada econômica e social, mas sem esquecer que medidas de prevenção são imprescindíveis para que consigamos receber o turista com segurança e também para evitar que a saúde do nosso povo seja ameaçada”, afirma o prefeito Ercio Kriek.

A campanha ainda inclui a produção de sinalização visual padrão nos estabelecimentos participantes, como marcações de distanciamento no chão, e conteúdos para divulgar Pomerode e os cuidados com a saúde de todos.

Muitas das medidas foram propostas pelo Sebrae, que prestou consultoria técnica à campanha. Elas levam em conta orientações da Organização Mundial do Turismo (OMT) adaptadas à realidade local.

“Temos uma demanda reprimida. As pessoas, em função do isolamento, querem passear, mas ao mesmo tempo estão com medo. Pomerode é referência nacional no turismo, essa iniciativa mostra novamente a cidade como vanguarda, tomando os cuidados necessários para oferecer turismo com segurança”, elogia o analista do Sebrae/SC Aloisio Salomon.

Cuidados na pandemia

Antes mesmo do governo de Santa Catarina decretar quarentena, em março, Pomerode já havia tomado medidas para reduzir as chances de contágio na atividade turística. O principal evento da cidade, a Osterfest, teve a programação limitada logo após a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecer o status de pandemia de Covid-19.

Pomerode também foi a primeira cidade do Brasil a fazer uma campanha para estimular os moradores a usar máscaras de tecido. Além disso, um grupo de empresários locais se uniu para comprar respiradores e reforçar o atendimento no Hospital e Maternidade Rio do Testo.

A campanha O Cuidado Nos Une não tem uma data prevista para conclusão. Ela será implementada e reavaliada constantemente enquanto a Covid-19 for uma ameaça à saúde e ao turismo.