terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Policlínica já enviou 1.300 autorizações para consultas com especialistas pelo Whatsapp

Policlínica já enviou 1.300 autorizações para consultas com especialistas pelo Whatsapp

A medida começou a ser implantada em fevereiro deste ano em Blumenau. Além de evitar a necessidade de deslocamento a prefeitura deixa de imprimir 4 mil folhas de papel.

Desde fevereiro (2021), 1.300 pacientes de Blumenau já receberam a autorização para consulta médica com especialistas na Policlínica Lindolf Bell por meio do Whatsapp. A estratégia foi adotada pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau, com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas e a necessidade de imprimir os documentos.

Antes, quando o setor de regulação, que coordena as agendas com especialistas confirmava a consulta, os pacientes precisavam se deslocar até a unidade localizada no bairro Itoupava Norte, para retirar a autorização e retornavam no dia da consulta. Muitas pessoas tem dificuldade de locomoção e eram utilizadas cerca de 4 mil folhas de papel por mês no setor. Agora, a redução do número de documentos impressos chega a 95%, sem contar demais gastos com impressão.

Mas quem preferir receber a autorização impressa, também têm a opção de retirar o documento em uma das 66 unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) ou em um dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) mais próximo de casa. A secretaria reforça a importância das pessoas terem sempre o cadastro, incluindo o telefone de contato atualizado junto às unidades de saúde do município.

O secretário de Promoção da Saúde (Semus), Winnetou Krambeck explica que a medida visa facilitar a vida dos usuários e evitar a circulação de pessoas nas ruas. “As equipes da Semus estão trabalhando para otimizar os atendimentos. O uso do aplicativo de mensagens facilita o acesso do cidadão ao documento e basta ele apresentar a informação na tela do celular ou impresso se ele preferir, na hora da consulta com o especialista”, afirma.

A Policlínica Lindolf Bell

A unidade é referência em especialidades e atende toda a população de Blumenau e de outros municípios do Vale do Itajaí. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e está localizada na Rua Dois de Setembro, 1.212 – Itoupava Norte. O telefone para sanar dúvidas é o 3381-7600.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS