Polícia procura detentos que fugiram da penitenciária de Blumenau nesta segunda (6)

 

Oito detentos da Penitenciária Industrial de Blumenau (SC) fugiram próximo ao meio dia desta segunda-feira (6/02/17). Segundo as primeiras informações que recebemos, trata-se de criminosos perigosos, todos caixeiros e assaltantes.

A Polícia Militar faz buscas na região do bairro Belchior Baixo, em Gaspar (SC), onde há intensa movimentação policial na busca dos criminosos. A população local deve ficar  atenta, pois eles podem estar com as roupas laranjas da penitenciárias.

Foragidos:

  • Amarildo da Silva, de 36 anos e natural de Ascurra (SC).  Vulgo “Ascurra”, preso por suspeita de tráfico de drogas.
  • José Rodolfo Gonçalves Fernandes, 25 anos e natural de Curitibanos (SC).  O “Zé Gibi”, preso por suspeita de tráfico de drogas, furto e adulteração de veículo.
  • Lucas de Siqueira, 41 anos e natural de São Lourenço do Oeste (SC). Conhecido como “capoeira”, preso suspeito de roubo, receptação e explosão a caixas eletrônicos.
  • Claudinei Machado, 24 anos e natural de Lontras (SC).  Vulgo “Lombriga”, preso suspeito de roubo, receptação, explosão a caixas eletrônicos e tráfico de drogas.
  • Fernando Mendes De Paulo, 35 anos, natural de Campinorte (GO).  Vulgo “Ovelha”, preso suspeito por roubo, furto e receptação.
  • Leudivan Nunes, 28 anos e natural de Xaxim (SC).  Vulgo “Ninica”, preso suspeito de roubo, furto, receptação e tráfico de drogas.
  • Tiago De Jesus Godoi, 25 anos e natural de Foz do Iguaçu (PR). preso suspeito de roubo.

Recapturado: Diego Mateus da Silva, 23 anos e natural de Rio do Sul (SC). Vulgo “Godie”, preso suspeito de roubo, tráfico de drogas e receptação. Foi recapturado minutos depois pela Polícia Militar nos fundos de um terreno próximo à penitenciária.

Segundo o delegado Bruno Effori, responsável pela Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau; eles foram presos pela DIC em 2016 e são responsáveis pelas explosões aos caixas eletrônicos da Altenburg (Fevereiro), ViaCredi de Luiz Alves (Fevereiro), Viacredi do Tribess (Abril) e roubos da Recreativa Salto do Norte (Abril) e BIG (Maio).

Uma pessoa entrou em contato conosco, identificando-se como agente penitenciário que trabalha no local, mas preferiu não revelar o nome. De acordo com ele, por volta das 12h35min os detentos, agora foragidos, teriam terminado de serrar a grade da janela de sua cela. Em seguida arrombaram a porta que dá acesso à uma das guaritas, por onde fugiram. Segundo o agente, apenas duas das quatro torres estavam com guardas.

Effori informou em sua página no Facebook, uma versão parecida com mais detalhes: “Os presos serraram a grade da cela e após fugiram por uma das torres de vigilância, onde já havia uma corda confeccionada artesanalmente com roupas e cobertores”.

Ainda não foi emitida uma versão oficial pelo DEAP explicando como foi a fuga.

 

Visão aérea da Penitenciária Industrial de Blumenau | Foto: DEAP