domingo, 24 outubro 2021
InícioGeralPolícia Militar intervém nas provas da Gincana Cidade de Blumenau na última...

Polícia Militar intervém nas provas da Gincana Cidade de Blumenau na última noite

 

 

Durante a realização das provas da noite desta edição da Gincana Cidade de Blumenau, a Polícia Militar foi acionada por moradores relatando homens em atitude suspeita, próximos de residências, empresas e até invadindo estabelecimentos. Na verdade eram gincaneiros em busca de pistas para as várias provas. A PM reclamou de que faltou comunicação da organização sobre os possíveis locais onde essas provas poderiam ocorrer, pela suspeita de se tratar de roubos e furtos.

Já a organização esclareceu que essa etapa foi planejada por uma empresa terceirizada e o que aconteceu foram exceções. Por isso não sabem como são e onde serão cumpridas as tarefas ou sua localidade.

Mas diante da ameaça de perturbação de sossego, foi decidido que todas as atividades de domingo seriam realizados dentro do Setor 3.

Confira as notas emitidas pelas duas partes envolvidas.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO 10° BPM

O 10° Batalhão de Polícia Militar informa que, na noite deste sábado (7/09/19) foi lavrado termo de interdição cautelar de ordem pública ao evento “Gincana da Cidade de Blumenau”, por provocar quebra da ordem pública, riscos à integridade física dos participantes do evento, temor à comunidade e severos transtornos ao policiamento da cidade.

A medida administrativa foi determinada após ser percebido que a Central Regional de Emergência estava recebendo diversos chamados via 190, em que os solicitantes relatavam haver masculinos em atitude suspeita, próximos a residências, empresas e invadindo estabelecimentos.

Diante dos chamados, as viaturas policiais deslocavam em prioridade ao local indicado, conforme o protocolo operacional, diante da suspeita real de se tratarem de crimes de furto ou roubo em andamento.

No local, constatava-se que eram participantes da referida gincana, que ali estariam à procura de pistas espalhadas por toda a cidade, para a realização de uma prova que se estenderia ao longo da madrugada.

Os organizadores apresentaram um ofício que havia sido encaminhado ao 10° BPM, informando do evento, cujo protocolo está datado de 06 de Setembro de 2019, um dia antes da realização do evento, que, segundo os próprios organizadores, estava sendo organizado há alguns meses.

A apresentação tardia e a falta de informações sobre os locais onde seriam desenvolvidas as atividades impossibilitaram a devida apreciação, despacho e gerenciamento do policiamento.

Os organizadores entenderam as circunstâncias e se comprometeram a continuar com as atividades apenas no interior dos pavilhões da Vila Germânica.

Nesse sentido, com o objetivo de restaurar a ordem pública e evitar riscos às guarnições policiais e aos participantes do evento, foi lavrado o devido termo de interdição, sendo os organizadores cientificados de que o descumprimento da ordem caracterizará crime de desobediência, nos termos da legislação penal.

 

 

NOTA OFICIAL LIGA BLUMENAUENSE DOS GINCANEIROS 

A Gincana Cidade de Blumenau também esclarece sobre o ocorrido. Um dos fatos comentados na reunião prévia da gincana com os organizadores, foi a situação de apreensão de toda a população e do policiamento em razão do assalto que aconteceu na sexta-feira, dia 6, na Itoupava Central. 

Esclarecemos ainda que todos os protocolos foram realizados como nos anos anteriores e que para a realização das tarefas é contratada uma empresa terceirizada, uma vez que a organização é composta por membros das equipes participantes. Assim, os organizadores não sabem como são e onde serão cumpridas as tarefas ou a sua localidade.

Reiteramos que a orientação para todas as equipes é manter a prudência durante a gincana e uma atenção maior em relação a prova da madrugada para não perturbar os moradores dos locais próximos onde estão as provas.

Esclarecemos ainda que, assim que informados pela Polícia Militar, atendemos prontamente a sua solicitação e suspendemos o evento até maiores esclarecimentos. Ao final, a decisão foi de interrupção das atividade da madrugada, a fim de garantir a segurança de todos os participantes. Restou decidido ainda que as atividades de domingo seriam realizados dentro do Setor 3.

Infelizmente exceções acontecem e essa situação foi exceção. O clima de insegurança, bem como o desconhecimento em relação ao evento poderiam prejudicar a ordem pública. Assim, agradecemos a Polícia Militar pela compreensão e apoio.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS