quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioGeralPolícia Civil prende estelionatário suspeito de aplicar golpes em concessionárias de veículos

Polícia Civil prende estelionatário suspeito de aplicar golpes em concessionárias de veículos

 

 

 

Fotos: Polícia Civil de Blumenau

Na manhã desta quarta-feira (13/10/19) a 2° Delegacia de Polícia Civil de Blumenau, em apoio a DIC e DP de Navegantes, deflagraram a operação “Cadastro Positivo”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas duas cidades, inclusive em uma concessionária de Blumenau.

 

 

O objetivo da operação é combater crimes de estelionato cometidos contra concessionárias e revendas de veículos na Região do Alto Vale. Um homem foi preso, que já tinha sido condenado a 30 anos de reclusão por estelionato.

Segundo o Delegado Lucas Gomes de Almeida, ainda estão sendo apurados golpes também em Ituporanga e Itajaí, todos envolvendo venda e financiamento de veículos de forma fraudulenta.

Almeida disse que o golpista abordava pessoas simples que tinham o nome limpo e de preferência sem financiamentos. Ele dizia que tinha uma revenda, mas não podia adquirir carros porque estava com o nome sujo. Depois usava os dados da vítima para financiar os veículos que depois eram passados para o golpista.

 

 

Em alguns casos, o criminoso prometia a quantia de R$ 3 a R$ 5 mil por carro financiado para quem topasse, ou favorecimento na compra de algum veiculo para a vitima. Ele alegava que depois transferiria os financiamentos para o seu próprio nome, o que não acontecia.

Depois os veículos eram vendidos para terceiros e os financiados ficavam com o nome negativado, por não terem condições de arcarem com o custo. O Delegado Lucas Almeida cita que, em um dos casos, o estelionatário conseguiu que uma das vítimas financiasse 5 carros, quatro em uma só revenda. Isso levantou a suspeita de que possa ter envolvimento de funcionários de lojas de veículos.

O crime de estelionato (art. 171 do CP) dá uma pena de 1 a 5 anos de prisão. O delegado aconselha que as pessoas tomem cuidado ao emprestarem seus nomes a terceiros, para compra ou financiamento de qualquer coisa. Não dêem atenção a promessa de vantagem financeira ou mesmo se pessoa pedir para fazer um favor. “Um bom nome é a coisa mais importante que possuímos”, destaca Almeida.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS