segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioSegurançaPolícia Civil dá dicas contra o golpe do "parente que quebrou o...

Polícia Civil dá dicas contra o golpe do “parente que quebrou o carro”

O golpista liga aleatoriamente para as vítimas, geralmente no período noturno.

Um dos golpes que tem feito algumas vítima é o do parente que quebrou o carro, por isso a Polícia Civil alerta a população. Independentemente de quem atende o telefone, o golpista logo fala: “oi tio (a), ou oi primo (a), sabe quem está falando?”

Caso a vítima diga um nome, achando ser algum sobrinho ou outro parente distante, já deu ao criminoso a dica que ele queria para parecer alguém conhecido.  Muitas vezes a vítima fala que não se recorda e então o golpista usa do artifício “nossa, não lembra mais de mim!”, dialogando com a vítima até que seja possível extrair dela um nome de um parente que mora distante.

Com isso, ele forja uma história de que estaria viajando ou chegando próximo à cidade onde a vítima reside, e relata que sofreu algum acidente ou que o carro quebrou. Então o criminoso solicita que a vítima faça uma transferência em dinheiro para determinada conta bancária do mecânico, do guincho ou da borracharia onde o veículo está sendo consertado. Ele promete devolver o dinheiro no dia seguinte quando chegar à cidade da vítima.

As dicas para evitar cair nesse e em outros golpes são muito básicas.

  • Não faça transferências ou entregue dinheiro para terceiros.
  • Desligue o telefone e faça contato com o familiar que você achava estar falando. Caso a pessoa esteja realmente em apuros, você ainda poderá ajudá-la.
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS