Poder Judiciário repassa R$ 500 mil para o Hospital Santo Antônio

O dinheiro deve ser aplicado estritamente no combate da Covid-19.

Foto: Luiz Carlos Kriewall Filho

usar no combate à Covid

O Poder Judiciário repassou na quarta-feira pela manhã (23/6) R$ 500 mil para o Hospital Santo Antônio, de Blumenau. A entrega simbólica foi feita pelo juiz Lenoar Bendini Madalena e pelo chefe de secretaria da comarca de Blumenau, Antenor Elias Alba, ao presidente do Conselho Curador do hospital, Jorge José Cenci, e à gerente-geral, Izabel Cristina Casarin.
O recurso, já creditado em uma conta do hospital, é proveniente do cumprimento de penas de prestação pecuniária, da homologação de transações penais e da suspensão condicional de processos, e deve ser aplicado estritamente ao combate da Covid-19.

Segundo Izabel, é o maior montante já doado ao hospital pelo Poder Judiciário de Santa Catarina. O recurso, que chega em boa hora, será usado para a compra de materiais e medicamentos, entre eles neurobloqueadores (kit entubação). “Alguns medicamentos usados no tratamento da Covid tiveram aumento acima de 800%, então este recurso é mais do que bem-vindo”, explica Cenci.

O juiz reforça que a doação é uma forma do Poder Judiciário devolver à sociedade o dinheiro pago pela própria população em cumprimento de penas alternativas. “É emocionante. Ficamos muito empolgados com esse apoio que temos recebido da comunidade de diferentes formas”, ressalta o presidente do Conselho Curador do Santo Antônio.

O encontro serviu também para o hospital compartilhar com o Poder Judiciário um pouco do panorama atual da unidade, obras em andamento e planos de ampliação da área de ortopedia, incluindo a construção de um heliponto. O gerente assistencial do hospital, Rafael Branco Bertual, acompanhou a equipe do Judiciário em uma visita a algumas alas.

Como orientação, o juiz recomendou à diretoria do hospital apresentar projetos e pleitear novos recursos, conforme os editais do Poder Judiciário. O Hospital Santo Antônio atende 14 municípios da região, tem mais de 800 funcionários e registrou o total de 1.387 internações de pacientes com Covid entre fevereiro de 2020 e maio deste ano.

Fonte: Tribunal de Justiça de SC