Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da Vila Itoupava é entregue à comunidade

Foto: Eraldo Schnaider

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) – Vila Itoupava foi entregue à comunidade nesta segunda-feira (9/08/21), pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) em parceria com o SEBRAE SC. A cerimônia de apresentação do Plano aconteceu na Sociedade Serrinha.

Trata-se de um projeto integrado entre governo, iniciativa privada e comunidade, com o intuito de desenvolver o turismo local de forma sustentável, preservando a cultura e o meio ambiente. O plano representa o início de uma nova etapa no processo de desenvolvimento do turismo, que passa a ter um propósito bastante claro: encantar os visitantes com a oferta de experiências que valorizam o patrimônio cultural, a natureza, as tradições e o estilo de vida da comunidade, e estratégias e ações bem definidas para conduzir o progresso turístico da localidade.

Foto: Eraldo Schnaider

“A Vila Itoupava pode crescer muito ainda com relação ao Turismo e a entrega desse projeto à comunidade marca o início de um novo momento para o nosso Distrito. O PDITS nos dá um norte de para onde devemos seguir e quais ações precisamos tomar para potencializar, ainda mais, o turismo regional do Distrito mais alemão de Blumenau”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.

“O PDITS da Vila Itoupava será essencial para que a gente possa transformar esse distrito tão especial para a cultura da nossa cidade em um dos principais atrativos turísticos da região. Nós conhecemos o potencial e sabemos que, com planejamento, o sucesso é garantido”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Parcerias e Concessões e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizado inicialmente um estudo preliminar que contou com diversas visitas a atrativos, meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentos e bebidas, com a intenção de caracterizar e mapear, de forma georreferenciada, a oferta turística da localidade.

Foto: Eraldo Schnaider

Estratégias

Conforme abaixo, foram definidas oito estratégias de desenvolvimento sustentável do turismo da Vila Itoupava:

– Maximizar a oferta de infraestrutura básica e de apoio ao turismo;
– Potencializar a oferta de produtos e serviços inovadores, segmentados e integrados à oferta turística regional;
– Fomentar a formulação de políticas de incentivo ao desenvolvimento turístico sustentável;
– Maximizar a qualidade do serviço prestado ao turista;
– Gerar demanda permanente de visitantes ao longo das quatro estações do ano;
– Garantir o desenvolvimento sustentável e acessível do turismo;
– Elevar o apoio da comunidade ao desenvolvimento turístico sustentável;
– Contribuir para a gestão profissional, inovadora e eficiente do turismo local.

Ações

A partir das estratégias, foram estabelecidas 23 ações específicas que ainda serão discutidas e avaliadas com a comunidade, das quais podemos citar: implantação de atendimento ao turista junto ao complexo do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava; implantação da Rota Turística dos Casarios; revitalização da área central do distrito valorizando a identidade germânica; pavimentação e revitalização da Rua Erwin Manzke; articular a reabertura da Subdelegacia de Polícia Civil da Vila Itoupava; articular a criação de incentivos fiscais e financeiros voltados ao fomento de novos investimentos; entre outras.

Por Eduardo Luciani e Julia S. Schaefer [SECOM/BNU]