Pietros Restaurante traz para a região o melhor dos foundues de Gramado

Foundeau-Brusque

 

Brusque (SC) – Os amantes de um bom foundue não precisam mais ir a Gramado para saborear essa iguaria, muito apreciada no Inverno. No dia 04 de maio abre a primeira casa especializada em foundue de Brusque. Chama-se Pietros Restaurante e conta com a experiência de dois profissionais, Nara Rubia Vasques e Jerônimo Amaral, que na última década trabalharam nos melhores locais da cidade gaúcha. Jerônimo esteve como chefe de cozinha por 10 anos no melhor restaurante suíço do Brasil, segundo o Guia 4 Rodas. E Nara trabalhou nos melhores hotéis da região como metriza e sommelier.

Depois de tanta experiência em uma das cidades brasileiras que melhor sabe receber o turista e é reconhecida pela qualidade da sua culinária, o casal resolveu investir na cidade de Brusque porque eles são apaixonados por Santa Catarina. “Tenho parentes aqui e passei parte da minha infância em Brusque. Sempre acalentei o sonho de voltar para Santa Catarina”, conta. Além disso, o casal sonhava em ter seu próprio negócio e viu em Brusque à possibilidade de investir em algo que não havia na região. “Pensamos muito antes de decidir no que investiríamos e de que forma. Resolvemos investir naquilo que melhor sabemos fazer e no que temos experiência: gastronomia. Com certeza estamos trazendo todo nosso know how para ter o melhor foundue de Santa Catarina”, diz Nara.

De acordo com Nara, boa parte da matéria-prima utilizada virá de Gramado. Mas, haverá um mix entre os produtos de qualidade gaúchos e o que há de melhor em Santa Catarina. “Temos certeza que essa união será o segredo do nosso sucesso”, avaliam. Toda a cerâmica do Pietros Restaurante é exclusiva, criada por uma artesã de Gramado com o objetivo de tornar a experiência única.

O foundue será o carro-chefe do novo endereço gastronômico de Brusque. Mas, Nara explica que eles também irão trabalhar com a cozinha contemporânea e pratos diferenciados à lá carte. Entre eles coiffue de pato e cordeiro. “Resolvemos oferecer um cardápio diferenciado para agradar a todos os paladares”, comentam. Para acompanhar a sequência de foundue, um prato que deve ser degustado sem pressa, o restaurante conta com uma variada carta de vinhos e outras bebidas.

Origem do foundue

O fondue é mais do que um prato, é um verdadeiro ritual gastronômico. Para o qual se deve ter tempo para apreciar uma boa conversa enquanto se degusta essa iguaria que nasceu na Suíça. A receita mais antiga desta massa fundida encontra-se em um livro de cozinha escrito em Zurique, em 1969. Existem várias versões para a origem. Porém, a mais aceita se situa na idade Média, cerca de sete séculos atrás, nos Alpes da Suíça, como consequência de uma superprodução de queijos.

Os produtores, para melhor conservarem o queijo à espera de uma nova temporada, derreteram e fortificaram a massa com kirsch (destilado de cerejas) que, depois de outra vez enrijecida pelo frio, duraria mais. No meio desta experiência, então inédita, um cidadão que mereceria uma estátua no centro de Genebra se seu nome não tivesse sido injustamente esquecido pela história, espetou um pedaço de pão em haste para provar a poção e o restante da história todos conhecem. Atualmente, além do foundue de queijo, há o de chocolate e o de carne. Todos serão servidos no Pietros.

Rua Felipe Schmidt, 57, Centro de Brusque. Fica próximo da loja Milium e tem estacionamento privativo, com entrada pela rua lateral Gustavo Kriger. Funciona todos os dias, das 18h30min às 23h30min.