A Petrobras passará a receber um subsídio do governo federal para a venda de diesel de uso rodoviário. A adesão ao programa foi aprovada pelo Conselho de Administração da companhia em reunião realizada na segunda-feira (1/06/26), e começou a valer hoje (2).
Pela regra criada pela Medida Provisória nº 1.363, publicada em 30 de maio, produtores e importadores de diesel podem receber uma subvenção de R$ 1,12 por litro comercializado. Na prática, é um valor pago pelo governo às empresas do setor.
Ao aderir ao programa, a Petrobras anunciou que também reajustará em R$ 1,12 por litro o preço do diesel vendido às distribuidoras. Ou seja: o valor que a companhia receberá do governo será compensado por um aumento de mesmo tamanho no preço cobrado das distribuidoras.
Com isso, nada muda no preço de venda da Petrobras. Segundo a estatal, o valor médio continuará em R$ 3,30 por litro para as distribuidoras.
“Diante do caráter facultativo e do potencial benefício, entende-se que essa adesão é compatível com o interesse da companhia e preserva a flexibilidade da Petrobras na implementação da sua estratégia comercial”, informou a empresa.
A adesão anunciada agora se soma a outra já autorizada pela Medida Provisória nº 1.358/2026, publicada em 13 de maio. De acordo com a Petrobras, sua estratégia comercial segue baseada na participação da empresa no mercado, na otimização dos ativos de refino e na busca por rentabilidade de forma sustentável.
A estatal afirma ainda que procura evitar que oscilações temporárias do mercado internacional de petróleo e da taxa de câmbio sejam repassadas diretamente aos preços praticados no país.
Na prática, a Petrobras passará a receber o subsídio previsto pelo governo. Para as distribuidoras, porém, o preço do diesel continuará o mesmo.





