quarta-feira, 27 janeiro 2021
Início Economia Pesquisadores da Epagri desenvolveram e lançaram 21 tecnologias em 2020

Pesquisadores da Epagri desenvolveram e lançaram 21 tecnologias em 2020

Só de cultivares, foram lançados a de arroz irrigado, de cebola e de pastagem azevém anual. Mas também houve softwares, metodologia para estimativa de produtividade em lavouras, equipamentos, etc...

20:32

A Epagri possui uma meta junto ao Governo do Estado: executar ao longo do ano 1,3 projetos de pesquisa por pesquisador. A empresa possui 138 pesquisadores em seu quadro e um total de 337 projetos foram executados ano, perfazendo 2,4 projetos por profissional, quase o dobro do objetivo estabelecido.

Em 2021, foram desenvolvidas e lançadas 21 tecnologias, superando a meta estabelecida pelo governo do Estado que é de 14. Só de cultivares, foram lançados a de arroz irrigado, de cebola e de pastagem azevém anual.

Também foram entregues seis softwares, como o de sistema de sistema de preços agropecuários, avaliação do estado nutricional e recomendação de adubação para videiras americanas e o de Informações climáticas e hidrológicas dos municípios catarinenses.

Em relação à equipamentos, foram desenvolvidos um para plantio direto de cebola, um verificador de offset portátil e o sistema automático de monitoramento e controle de temperatura para fermentadores de bebidas alcoólicas.

Na área de zoneamento, a Epagri entregou a delimitação da região produtora de vinhos de altitude para indicação geográfica, e o mapeamento do uso do solo e da paisagem vitícola na região de indicação de procedência.

Entre as tecnologias lançadas também estão seis novas práticas: melhoria produtiva de caívas com a introdução da grama missioneira-gigante; recomendação de manejo para missioneira-gigante SCS315 Catarina Gigante; metodologia para estimativa de produtividade em lavouras de milho, trigo, soja e feijão; corredor elevado Catarina para propriedades leiteiras; seleção e produção de rainhas de abelhas Apis melífera; ração prática para o lambari-do-rabo-amarelo. A linhagem de tilápia GIFT-Epagri SC03 completa a lista de lançamentos da pesquisa.

O número de publicações é outro índice que traduz a importância da produção científica de uma instituição de pesquisa. Até o início de dezembro foram 597 publicações assinadas pela Epagri, numa média de 4,3 trabalhos por pesquisador. O número representa mais uma meta batida, que nesse caso é de 2,7 publicações por pessoa ao ano.

Fonte: Governo de SC

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS