Nem todo mundo sabe, mas um dos cientistas brasileiros mais influentes do planeta trabalha aqui mesmo, em Blumenau. Alexander Christian Vibrans, pesquisador da Universidade Regional de Blumenau (FURB), foi incluído entre os 100 nomes de maior destaque em decisões e políticas públicas no mundo.
O reconhecimento veio de um levantamento feito pela Agência Bori e pela plataforma internacional Overton, que identifica cientistas citados em relatórios, pareceres e documentos usados por governos e organizações entre 2019 e 2025. E tem mais: ele é o único pesquisador de uma instituição catarinense a aparecer na lista.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Aos 66 anos, Alexander nasceu em Wetzlar, uma pequena cidade próxima de Frankfurt, na Alemanha, e se mudou com a família para o Brasil há 37 anos. Desde então, construiu sua trajetória profissional e acadêmica em Blumenau, onde se tornou uma das referências nacionais em pesquisa florestal. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), ele é professor da FURB desde 1998 e coordena o projeto Floresta SC, responsável pelo Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) — o mais completo do país.
O trabalho, iniciado em 2006 e financiado pelo Governo do Estado, se tornou um modelo nacional e internacional, usado como base para políticas públicas de conservação ambiental e gestão das florestas. A pesquisa já resultou em mais de 100 artigos científicos e livros, reunindo dados inéditos sobre a composição e dinâmica das florestas catarinenses.
Formado em Ciências Florestais pela Georg August Universität Göttingen, na Alemanha, em 1987 — nas áreas de Zonas Temperadas e Zonas Tropicais e Subtropicais —, Vibrans também é mestre em Engenharia Ambiental pela FURB (1999). Atua nas áreas de Dendrologia e Manejo Florestal, com foco em inventário florestal, ecologia e sensoriamento remoto. Atualmente, participa dos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado e Doutorado) e Engenharia Florestal (Mestrado) da FURB.
Entre 2015 e 2019, exerceu o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, período em que fortaleceu a integração entre ciência e sociedade. Desde 2018, também atua como editor associado da revista Biota Neotropica, colaborando com publicações nas áreas de inventários florísticos, fitossociologia e fitogeografia.
Conhecido como o “Censo das Florestas”, o projeto Floresta SC realiza medições em campo, mapeia a cobertura vegetal e desenvolve ações de educação ambiental. Hoje, Vibrans e sua equipe — formada por cerca de 30 pessoas entre professores, técnicos, estudantes e bolsistas — estão no terceiro ciclo de medições, com conclusão prevista para 2027.
De Blumenau para o mundo, Alexander Vibrans mostra que a ciência feita aqui no Vale do Itajaí tem impacto global — e que entender as florestas é um passo essencial para proteger o futuro.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky
Procuradoria da Criança e do Adolescente leva nome de local onde aconteceu uma tragédia em Blumenau





