sábado, 27 novembro 2021
InícioGeralPesquisador alemão visita museus do Centro Histórico

Pesquisador alemão visita museus do Centro Histórico

 

Fotos: Divulgação / FCB

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) recebeu na terça-feira (3/04/18), integrantes do Grupo Genealogia RS, uma equipe de trabalho voltada para pesquisas sobre genealogias, em especial das famílias teuto-brasileiras. Na comitiva que visitou os museus do Centro Histórico estava presente o genealogista alemão Dirk Weissleder, que em sua primeira viagem ao Brasil, se disse impressionado com o trabalho de preservação da identidade cultural germânica em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos, acompanhou o roteiro.

Na ocasião, o grupo conheceu os museus mantidos pela Fundação Cultural, o Horto Botânico Edith Gaertner, o Cemitério dos Gatos e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Este último local guarda boa parte dos documentos existentes sobre os processos migratórios a partir da segunda metade do século XIV.

 

 

A visita foi uma iniciativa do Instituto Histórico de Blumenau, que ainda conduzirá o genealogista em uma turnê por várias cidades com forte presença da imigração alemã, onde ele deverá proferir palestras e participar de conversas com descendentes de famílias europeias.

Por Sérgio Antonello, da PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS