segunda-feira, 24 janeiro 2022
InícioGeralPesquisa vai traçar o perfil de mobilidade do blumenauense

Pesquisa vai traçar o perfil de mobilidade do blumenauense

Onibus_31-3-16-03

 

A partir do mês de junho, uma pesquisa técnica quer conhecer o perfil de mobilidade dos usuários de trânsito em Blumenau. A “Pesquisa Origem Destino Domiciliar 2016“, quer traçar um panorama atual das principais variáveis de deslocamento dos blumenauenses, para auxiliar na elaboração de estratégias públicas.

Os resultados obtidos vão contribuir com criação de uma base de dados para o abastecimento de um sistema informatizado de planejamento urbano e de transportes, integrado ao Programa BID-Blumenau. Os trabalhos serão conduzidos pela equipe técnica da Secretaria de Obras, com recursos viabilizados por meio de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A pesquisa será por amostragem de domicílios, que serão escolhidos aleatoriamente a partir de sorteio. Pesquisadores certificados deverão ouvir ao todo cerca de 20 mil pessoas, em visita a mais de quatro mil residências. As atividades terão sequência até setembro, sendo interrompidas apenas no mês de julho, devido ao período atípico de férias escolares.

Realizadas apenas pessoalmente, as entrevistas poderão ser programadas pelos moradores por meio de agendamento prévio e contarão com métodos de confirmação para autorizar a visita à residência. Todo pesquisador portará colete e crachá com foto para identificação, além de um código de segurança associado a cada formulário.

Sigilo nos dados

Além de indicadores socioeconômicos, o questionário buscará conhecer quais são os principais hábitos de deslocamento de todos os moradores de cada residência selecionada. Serão verificados fatores simples, tais como o tempo médio gasto em viagens de trânsito, os principais trajetos e os tipos de transportes mais utilizados no dia a dia, entre outras informações.

As respostas serão computadas de modo sigiloso, sem a vinculação de nome ou de quaisquer dados pessoais dos entrevistados. No caso de dúvidas sobre o conteúdo, métodos ou objetivos da pesquisa, a comunidade pode contar com suporte direto pelo telefone 0800 646 2679 ou e-mail pesquisaod@blumenau.sc.gov.br.

Com informações de Denisse Lopes, da SECOM / Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS