segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioGeralPesquisa revela dificuldades no acesso às consultas médicas

Pesquisa revela dificuldades no acesso às consultas médicas

 

Por Giovana Pietrzacka [FURB]

Conhecer como se dá o acesso às consultas médicas especializadas agendadas através do sistema de regulação do município de Gaspar sob a ótica dos participantes. Este foi o objetivo da dissertação de Mestrado profissional em Saúde Coletiva, da acadêmica Heloísa Bernardi.

Orientada pelo professor Ernani Tiaraju de Santa Helena, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSC – a aluna ouviu profissionais das Estratégicas de Saúde da Família (ESF), gestores e também pessoas que atuam no setor de regulação do município. A ideia era reconhecer os elementos chave da estrutura e do processo do sistema de regulação sob a ótica dos envolvidos nesse sistema. A pesquisa foi feita entre os meses de outubro e dezembro de 2017.

Os resultados apontam entre outras causas, a dificuldade de comunicação e diálogo entre a gestão e os usuários, a necessidade de transparência das ações e investimentos realizados, organização do acesso aos serviços de saúde e uma postura mais ativa dos usuários enquanto cidadãos. Todos os resultados serão apresentados ao público no dia 4 de maio.

A acadêmica também vai sugerir algumas propostas de mudanças para minimizar o quadro. A apresentação da dissertação é aberta ao público. Será na sexta-feira (4/05/18), às 10hs na Sala C-304, Campus 3 da FURB.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado em Saúde Coletiva
Dissertação: “Acesso às consultas médicas especializadas agendadas por meio do sistema de regulação do município de Gaspar, Santa Catarina, sob a ótica dos participantes”
Mestranda: Heloísa Bernardi
Orientador: Ernani Tiaraju de Santa Helena
Defesa: dia 4 de maio (sexta-feira), às 10h, na Sala C-304, Campus 3 da FURB.

A defesa é aberta à participação da comunidade.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS