quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioGeralPesquisa discute a intervenção em sobrepeso

Pesquisa discute a intervenção em sobrepeso

sobrepeso_homem_fita-metrica

 

Texto: Aristheu Formiga | via FURB

A estudante Aline Luisa Mafra, do curso de Psicologia da FURB, está recrutando 60 indivíduos da comunidade acadêmica, para embasar seu trabalho de conclusão de curso, com o objetivo de comparar os efeitos sobre dimensões de estilo de vida, gerados pelo desenvolvimento de práticas educacionais de roda de conversa e de uso de um aplicativo de celular para instrução e automonitoramento com um grupo controle não tratado.

O trabalho se intitula Comparação entre Métodos de Intervenção para Modificação de Hábitos Associados ao Desenvolvimento de Sobrepeso e Obesidade, e é orientado pelo Prof. Dr. Carlos Roberto de Oliveira Nunes.

Metodologia

O estudo consiste num Delineamento experimental de comparação de grupos do tipo Ensaio Clínico Randomizado. Participarão 60 acadêmicos ou servidores da Universidade Regional de Blumenau, com faixa etária entre 18 e 59 anos, dos gêneros masculino e feminino, insuficientemente ativos (sedentários), com sobrepeso ou obesidade grau I ou II. A hipótese é que os procedimentos de orientação educacional, produzirão mudanças de hábitos no sentido de promoção de saúde, em relação ao grupo controle, que não passará por estas ações educacionais.

Participação

Os voluntários do primeiro grupo vão participar de reuniões quinzenais, no total 12, com horário a combinar. Nessas reuniões vamos fazer orientações e atividades sobre alimentação, prática de atividades físicas e mudança de hábitos envolvendo métodos da psicologia.

O segundo grupo vai receber as mesmas orientações e atividades por meio de um aplicativo de celular e o terceiro grupo será o que chamamos de grupo controle, esse grupo não irá passar por intervenções durante a pesquisa, apenas pelas avaliações, é necessário para servir de parâmetro de comparação com os outros. Apesar disso, os participantes do terceiro grupo irão receber todos os materiais de orientação que foram usados no grupo 1 e o aplicativo do grupo 2 após o término da pesquisa.

Contato: alineluisamafra@hotmail.com

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS