segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioGeralPersonagem, alegria e cultura germânica na Rua XV de Novembro

Personagem, alegria e cultura germânica na Rua XV de Novembro

dieter-benner_d_18-10-16_04

 

Texto e fotos: Julio Pollhein

Sábado (15/10/16) foi novamente um dia especial na vida de Dieter Walter Carlos Berner, de 51 anos, que participa da Oktoberfest há 31 anos, através do grupo de dança folclórica Blumenauer Volkstanzgruppe. O grupo preserva a cultura através de trajes, costumes, das danças alemã e austríaca, representando o Centro Cultural 25 de Julho, onde Berner é o atual presidente.

Sempre acompanhado de familiares, em dias de desfiles, ele costuma chegar ao clube próximo às 15h, para deixar o carro no estacionamento (trânsito congestionado) e seguir a pé (4 km) até o local da concentração, na Alameda Rio Branco, centro.

 

Anita, amiga da família ao lado Dieter. A esposa Luciana companheira de muitos desfiles não pode participar dessa vez. Foto: Julio Pollhein
Anita, amiga da família ao lado Dieter. A esposa Luciana companheira de muitos desfiles não pode participar dessa vez. 

 

No local, Dieter reencontra amigos do clube, onde atualmente é o presidente. Antes de começar o desfile, ele conta que gosta do ambiente da concentração. “Sinto-me bem aqui, estou rodeado de pessoas do convívio diário”. Em seguida, me apresenta um amigo alemão e outro austríaco, que vieram à Blumenau para festa.

O presidente destaca a sensação de bem estar e conclui a fala, olhando para o filho Martin de 13 anos, que veio junto. Depois comenta sobre a importância de o filho participar também dos desfiles e levar adiante a traição do Clube e da família Berner.

 

Hora do desfile…

 

oktoberst_desfile_15-10-16_07

 

Uma voz que vem da organização chama a atenção dos integrantes do grupo. O momento é de entrar na Rua XV. O Grupo Blumenauer Volkstanzgruppe, mostra a tradicional postura clássica na rua e já arranca os primeiros aplausos do público, que lotou o local, para assistir o quarto desfile da 33ª Oktoberfest.

Lá vão eles – dançando pela rua! Eu acompanho o grupo registrando cenas, com minha máquina fotográfica. Vejo olhares impressionados e ouço falas de pessoas da plateia. Elogios para os trajes históricos e coloridos dos 14 integrantes, que nesse desfile representam a categoria d’gmüatlichen, onde Dieter participa na linha de frente.

 

dieter-benner_d_18-10-16_03

 

Apensar de ter participado desde a segunda edição da Oktobesfest (1985), Dieter conta que ainda se emociona muito e explica que a sensação é indescritível, principalmente quando sente que o público gosta e interage. Ele também destaca o sentimento do dever comprido até o próximo desfile.

Imagens do álbum da família mostram Dieter ao lado da esposa Luciana, nos desfiles de 1986 e 1991.

dieter-benner_d_18-10-16_05

dieter-benner_d_18-10-16_06

 

Olhares diferentes para o desfile

Na visão do presidente, Dieter, a Oktoberfest passou a atrair dois tipos de públicos em desfiles. Para ele, algumas pessoas ainda valorizam e gostam de ver de perto, as apresentações da cultura germânica. Na opinião dele, são turistas que se programam e investem dinheiro para vir à Blumenau, nessa época do ano. Outros prestigiam a festa em nível de manifestação popular (carnaval alemão), com seus brinquedos péias.

 

Segundo mandato de presidente no clube
Quarto mandato de presidente no clube

 

O gosto pela dança veio na década de 80, depois de conhecer um grupo folclórico austríaco, que se apresentou em Blumenau e ficou hospedado na casa de sua família. Mais tarde, ele entrou para o grupo folclórico do clube e nunca mais saiu.

 

A estrutura cultural

O Clube 25 de Julho tem suas atividades voltadas à preservação e manutenção da cultura trazida pelos primeiros imigrantes alemães, à região do Vale do Itajaí.

 

Sede atual - pedra fundamental colocada em 1962
Sede atual – pedra fundamental colocada em 1962

 

O trabalho de preservação cultural é realizado, com três grupos que formam a Família Blumenauer de 60 integrantes: O Blumenauer Volkstanzgruppe (Grupo folclórico de Blumenau); D’gmüatlichen Blumenauer (Os tranquilos do grupo folclórico de Blumenau) e Original Blumenauer Schuhplattler (Os autênticos sapateadores do grupo folclórico de Blumenau).

O Blumenauer Volkstazngruppe completou 31 anos de dedicação à cultura germânica, através da dança folclórica no município. Foi o primeiro grupo formado na cidade, além de ser o único a participar de todos os desfiles da Oktoberfest.

Os integrantes se orgulham de ter levado a alegria através da dança para vários lugares – três turnês na Alemanha, ano de 2000 e na Áustria/Alemanha, em: 2006 e 2013. O Blumenauer Volkstazngruppe firmou laços de amizade, por meio da dança com vários grupos. O que possibilitou acesso direto as informações sobre danças e trajes históricos.

O grupo também é filiado ao Trachtenverband Unterfranken -Associação de Trajes, usos de costumes da baixa Francônia da região norte da Baviera, Alemanha – origem de famílias que fundaram o centro cultural em Blumenau na década de 50.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS