quarta-feira, 20 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Economia Período de festas deve abrir 1,2 mil vagas temporárias no comércio de...
- Propaganda -

Período de festas deve abrir 1,2 mil vagas temporárias no comércio de Blumenau e região

13:18

 

 

 

Foto: Pixabay

 

Segundo o Sindilojas, o comércio de Blumenau e região continua abrindo as vagas de emprego temporárias específicas para dezembro. O varejo do Médio Vale deve contratar cerca de 1,2 mil trabalhadores neste ano, número próximo ao contabilizado no fim do ano passado. Em Blumenau, a expectativa é preencher 700 postos temporários.

“Da maneira como o ano iniciou para o setor, extremamente positiva, poderíamos ter uma quantidade muito maior de trabalhadores temporários. Mas por conta da pandemia, vivemos uma situação nova e que afeta cada estabelecimento de maneira diferente”, destaca o diretor executivo do SINDILOJAS Blumenau, Márcio Salvador Rodrigues.

Ele lembra que, fora parte do mês de março, de todo o mês de abril e parte de maio, o número de contratações no comércio e nos serviços foi consideravelmente superior ao de demissões. Isso foi perceptível em toda a área de atuação do SINDILOJAS, que além de Blumenau abrange ainda Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

“O comércio continua reagindo, mas existem todos os procedimentos relativos à COVID-19, que vão do atendimento ao cliente ao cuidado com os funcionários. Temos ainda muitos colaboradores que estão no grupo de risco e continuam afastados, por exemplo”, explica Rodrigues. Ele adianta que parte desses 1,2 mil temporários (de 20% a 35%) podem ser efetivados após o período de Festas.

Contratação tímida no Litoral

Pesquisa da Fecomércio SC divulgada na semana passada indica que a contratação de temporários para fim de ano e verão deve ser mais tímida no litoral de Santa Catarina, por conta da perspectiva de menor movimentação de turistas neste verão e das incertezas econômicas por conta da pandemia.

Os colaboradores extras começam a ser selecionados em setembro, com alta de contratação em dezembro (56,1%), para atender as demandas das festas de fim de ano e da temporada.

Quase metade dos entrevistados não pretende contratar e uma porcentagem considerável de 10,8% não sabe ou não respondeu. Questionados sobre as movimentações no quadro permanente de funcionários, 47,9% relataram que permanece igual, 44,7% tiveram redução e apenas 5,2% registrou aumento na comparação com o ano passado.

Fonte: Sindilojas

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.