Pedaços de restauro em igreja são transformadas em obras de arte em Blumenau

Algumas peças originais datam de 1877. Elas poderão ser vistas na exposição Intemporaneidade e compradas em leilão.

Foto: Conquest

O processo de restauro da Igreja do Espírito Santo, da comunidade luterana de Blumenau, começou em julho de 2021 e deve ser concluído em novembro deste ano. A atual estrutura foi construída para substituir o primeiro templo religioso na época da colônia, um patrimônio histórico da cidade.

Algumas peças encontradas durante a obra não têm mais serventia. Entregues a artistas locais, elas foram ressignificadas e viraram obras de arte que serão colocadas à venda em um leilão. Algumas são históricas e datam de 1877, ou seja, 27 anos depois da fundação de Blumenau.

Às 16h do dia 14 de maio, um sábado, elas estarão expostas no Salão Paroquial da Igreja localizada na Rua Amazonas, nº 119, no bairro Ribeirão Fresco. O evento contará com um coquetel de boas-vindas e a apresentação de músicos da Alameda Haus.

Na mesma data vai ocorrer o leilão das peças desenvolvidas pelos artistas Arian Grasmück, Maurílio César Bugmann, Pedro Gottardi, Reynaldo Wilmar Pfau (Reynaldo Pfau), Sandra Regina C. Bugmann, Sueli Freygang e Fransuê Ribeiro.

A curadoria da exposição ficou a cargo da arquiteta e artista plástica Christiane Mundim Lindner; da arte educadora, Rozenei Maria Wilbert Cabral; e da artista, arte educadora e produtora cultural, Suellen Junkes.

Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest
Foto: Conquest