terça-feira, 11 maio 2021
Início Educação A partir da próxima segunda-feira (03), blitze educativas nas ruas de Blumenau

A partir da próxima segunda-feira (03), blitze educativas nas ruas de Blumenau

Cartilha volta às aulas Seterb 2014

Ao se aproximar o período de retorno das aulas, o Seterb, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTrans), promoverá, a partir da próxima segunda-feira (03), blitze educativas em ruas da cidade com objetivo de orientar pais e alunos com dicas para que respeitem as sinalizações de trânsito e, por consequência, realizem o trajeto de ida e retorno da escola com segurança. A equipe da EPTrans, formada por agentes de trânsito, irá distribuir flyers elaborados exclusivamente para as voltas às aulas. Além disso, cartazes serão colocados nas escolas alertando pais e alunos para o tema.

“Pretendemos com isso alertar as crianças e familiares sobre a importância de respeitar a sinalização visando à segurança no trânsito”, destaca Fábio Campos da Silva, diretor de trânsito do Seterb. Com o início das aulas, o número de veículos nas vias aumenta consideravelmente, por isso é fundamental que as pessoas estejam atentas e circulem de acordo com as normas de trânsito. Crianças e jovens que vão a pé para a escola devem ter atenção ao atravessar a faixa de segurança para pedestres e utilizar passarelas, túneis, semáforos, faixas de pedestres ou áreas controladas por agentes de trânsito para realizar as travessias.

Para aqueles que vão de carro é fundamental que coloquem o cinto de segurança e os pais façam o embarque e desembarque em locais seguros, jamais parem em fila dupla. Quem utiliza o transporte escolar precisa respeitar as orientações do motorista e monitor e os pais devem observar se o veículo escolar está vistoriado e aprovado pelo Seterb, e o condutor, inclusive, também deve estar autorizado pela autarquia para realizar o transporte.

Confira algumas dicas da EPTrans com relação aos cuidados na hora levar as crianças para a escola:

A pé

– Atravessar a rua com calma e muita atenção;

– Andar sempre sobre calçadas e áreas reservadas à passagem de pedestres;

– Redobrar a atenção em locais de entrada e saída de veículos;

– Utilizar as faixas de pedestres, túneis, passarelas, semáforos ou áreas controladas por agentes de trânsito para realizar a travessia.

De carro

– Utilizar sempre o cinto de segurança e verificar se todos no carro estão utilizando. O cinto de segurança é obrigatório, independente da idade, posição no veículo ou distância que irão percorrer;

– Embarque e desembarque devem ser realizados de forma segura. Jamais em fila dupla, local proibido ou sobre a pista de rolamento;

– Não falar ao celular quando estiver dirigindo, pois isso tira a atenção;

– Programe-se e não saia atrasado de casa;

– Cuidado especial próximo às escolas e com as faixas de segurança.

Transporte escolar

– As crianças devem utilizar os equipamentos de segurança e respeitar as orientações do motorista e do monitor, eles estão ali para garantir o bem estar e a proteção de todos os usuários;

– Todo veículo escolar deve ser vistoriado e aprovado pelo Seterb, bem como todo motorista deve portar a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.

via PMB | Texto: Juliana Damian Silva

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS