Parte do acervo do Museu da Música de Timbó está em Blumenau

 

Por Fabiana Roza

Instrumentos de sopro e corda que fazem parte do acervo do Museu da Música, de Timbó, poderão ser apreciados em uma exposição no Norte Shopping. A partir de segunda-feira (3/7/17), em frente à loja Kalunga, o público já pode conferir diversos instrumentos musicais, dentre eles algumas réplicas da época renascentista.

 

 

Para a exposição no shopping, o Museu disponibilizou parte do acervo, que conta atualmente com mais de 2 mil peças, e é composto de instrumentos musicais dos mais variados tipos, épocas e países, tanto originais como réplicas. Entre as peças expostas no Norte Shopping estarão instrumentos como contrabaixo, bandolim napolitano, clarineta em Dó (Buxus), cítara, xilofone de garrafas e harmônio.

 

 

No entanto, os instrumentos que devem chamar maior atenção do público são as réplicas que remontam à época da Renascença, período caracterizado sobretudo pelo grande interesse dedicado à cultura e saber. Segundo informações do Museu, são instrumentos pouco conhecidos pois sofreram mudanças e se transformaram em instrumentos diferentes, como é o caso do fagote e do oboé, por exemplo.

 

 

Sobre o Museu da Música

Fundado em 2004 no Salão Hammermeister, casa centenária tombada pelo patrimônio histórico, o Museu da Música foi idealizado pelo Pastor Hans Hermann Ziel com o apoio da Fundação Cultural. Além de instrumentos musicais, o acervo também é composto de coleções de gravuras, métodos, partituras, livros, discos e desenhos técnicos.

Para preservar e divulgar a cultura musical e a história da construção de instrumentos musicais através dos séculos e gerações, o Museu desenvolve ações educativas, espetáculos musicais, exposições e outros eventos culturais.

Exposição de Instrumentos Musicais
Local: Norte Shopping, em frente à Kalunga
Horários: ​D​iariamente, das 10h às 22h, até o dia 31 de julho
Evento gratuito