terça-feira, 30 novembro 2021
InícioEconomiaParque Vila Germânica vai resgatar bordados da Casa Meyer

Parque Vila Germânica vai resgatar bordados da Casa Meyer

Para dar início ao projeto, o Parque Vila Germânica promove um café visando recolher materiais feitos pelas bordadeiras da época.

Texto: Felipe Rodrigues

Quem lembra ou conhece um pouco da história de Blumenau certamente recorda da Casa Meyer, que era popularmente conhecida como a casa do bordado típico blumenauense. Um local de referência nacional onde as mulheres, principalmente, compravam linhas para confeccionar trabalhos manuais. Infelizmente, o comércio fechou na década de 90 depois de mais de 30 anos de vendas. Agora, o Parque Vila Germânica, em parceria com o Sebrae, vai resgatar o tradicional bordado da Casa Mayer para que as linhas e traçados voltem a fazer parte do artesanato local.

Para dar início ao projeto, o Parque Vila Germânica promove no próximo dia 19, às 15h, um café visando recolher os traços e bordados feitos pelas bordadeiras da época. As pessoas que vivenciaram essa tradição e possuem os materiais produzidos em casa estão convidadas. A participação no evento deve ser confirmada até o dia 15 na Kunst Haus, localizada no Empório Vila Germânica, em frente ao Bier Vila. O ingresso para cada pessoa é levar o material, que servirá de apoio na pesquisa. Depois de utilizadas, as peças serão devolvidas às proprietárias. O horário para realizar a inscrição é das 10h às 18h.

Depois de coletar todas as informações e materiais necessários, a coordenação do projeto vai montar um livro que pretende resgatar a tradição dos bordados em Blumenau. “Além disso, vamos fazer oficinas de vivência para que as bordadeiras de hoje conheçam como era feito o bordado de antigamente e possam desenvolver seus produtos através da técnica”, comenta a diretora de Eventos e Operação do Parque Vila Germânica, Ivone Lemke.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS