quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioGeralParque Ramiro Ruediger ganha plantio de mudas de árvores

Parque Ramiro Ruediger ganha plantio de mudas de árvores

plantio-arvore-Parque-Ramiro
Foto: Divulgação

 

No total, 54 mudas serão plantadas no parque, em uma parceria entre a Faema e a FMD.

Texto: Mariana Campos Silva

A Fundação Municipal de Desportos (FMD), em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), está realizando o plantio de árvores no Parque Ramiro Ruediger.

No total, 54 mudas vindas de compensação ambiental serão distribuídas por diversas áreas do parque. A equipe da FMD já efetuou o plantio de cerca de 15 mudas, sendo que as restantes serão plantadas ao longo desta semana. A iniciativa busca melhorar o paisagismo e trazer benefícios aos frequentadores do local.

Segundo Cleber Santana, diretor de esporte e lazer da FMD, a ação tem por objetivo trazer mais sombra e um ambiente mais arborizado aos visitantes do Parque Ramiro Ruediger.

Além do plantio das novas mudas, será feita uma análise das árvores já existentes no local, se é preciso retirá-las devido a estarem muito antigas ou se podem ser deixadas. De acordo com ele, essa ação conjunta com a Faema é muito importante. “A Faema cedeu para nós as mudas, enquanto a mão-de-obra é de responsabilidade da FMD. É importante que trabalhemos juntos, para que o serviço seja executado de forma mais rápida e eficiente”, explica Cleber.

Além disso, a Faema também trabalha para melhorar a arborização em outras áreas da cidade. Através da empresa Podarserv, contratada pela Faema, está sendo realizado o plantio de mudas de árvores em diversas ruas de Blumenau. A primeira etapa do plantio, que foi realizada na área central da cidade, já foi concluída. Atualmente, a equipe está fazendo a manutenção das mudas já plantadas, que incluem serviços de tutoramento, que é garantir a sustentação da planta; coroamento, que consiste em manter o entorno da planta limpo; e poda.

A próxima etapa será ampliar as áreas para outros bairros da cidade. No total, serão duas mil mudas plantadas em vários locais estratégicos em um período de 12 meses. As mudas incluem árvores frutíferas e floridas, de pequeno, médio e grande porte, sendo distribuídas pela cidade seguindo rigorosos critérios.

Segundo o presidente da Faema, Jean Carlos Naumann, é importante que haja um planejamento de plantio e que uma empresa especializada seja contratada para o serviço, pelo fato de existirem espécies adequadas para cada tipo de local. Além disso, é preciso saber como plantar e como fazer o acompanhamento após o plantio.

“Esse tipo de análise é muito importante para que o plantio das árvores não cause transtornos à população. Muitas vezes, árvores plantadas de forma irregular ou em locais inapropriados precisam ser retiradas, e isso acaba trazendo mais prejuízos do que benefícios. Por isso, todos esses cuidados são importantes para realizar um bom serviço e trazer melhorias para a cidade”, explica Naumann.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS