quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioGeralParque da Leitura comemora três anos com prestígio regional

Parque da Leitura comemora três anos com prestígio regional

Parque-Leitura_7-5-16O Parque da Leitura completa três anos este mês com uma programação especial voltada aos fãs de uma ideia que passou a cativar os frequentadores do Ramiro Ruediger a partir de 2013.

O sucesso da iniciativa da Fundação Cultural de Blumenau se comprova com a agenda lotada de escolas interessadas em acompanhar a programação, que na semana de aniversário – de 9 a 14 de maio – deve atender cerca de 2 mil leitores.

O presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Ramos, salienta que é preciso reconhecer o papel do professor, da família e da sociedade na formação do leitor desde a primeira infância, em diferentes lugares. Para ele, a ação do Parque da Leitura mostra exatamente isso: espaços alternativos também são espaços de socialização do conhecimento.

“De forma lúdica, compartilhada e sustentável, o projeto se firma como um marco na formação de uma sociedade leitora e mais crítica, o que vai proporcionar, em médio e longo prazo, melhorias significativas também na qualidade de vida, já que a leitura é fundamental para a formação do senso crítico do cidadão.”

O Parque Ramiro Ruediger é um excelente palco para acolher os pré-leitores e leitores assíduos de Blumenau e região. “O Parque da Leitura possibilita que as pessoas possam também investir no seu potencial, no intelecto e na alma”, comenta a coordenadora da iniciativa, Patrícia Constâncio. “E com o aproveitamento da área de lazer, a cada 15 dias, quem gosta de investir no corpo, na qualidade de vida e no tempo livre também é atendido com a oferta de leitura.”

Na semana do aniversário, a contação de histórias será uma ótima possibilidade de brincar com as palavras, do convívio com a palavra cantada. “O manuseio de diferentes livros e suportes de texto será a prática constante no parque”, sustenta Patricia. “Nos aniversários anteriores, os leitores mantiveram contato com histórias de bruxas, de medo, literatura de cordel, poesias, autores estrangeiros, histórias de lobos e de avós. Na pausa da caminhada pelo parque, o público recebe diferentes histórias que muito contribuem para a formação leitora e estética das escolas que prestigiam a iniciativa.”

Para celebrar a consolidação do projeto, cinco novas árvores temáticas foram organizadas para receber os leitores de diferentes cidades da região neste terceiro aniversário. “Em todos os anos, a comemoração ocorre em meio a uma festa de histórias. Ler, ouvir, compartilhar e discutir as histórias passa a ser uma prática diária no parque de convivência”, salienta Patricia. “Para este ano, teremos histórias acumulativas, de bichos, bichinhos e bichões, histórias de meninos e meninas, histórias que cantam e contam e histórias bilíngues – que trará uma mesma história lida em Português e em Alemão. Tudo isso garantirá a diversidade e a ampliação da experiência leitora de quem comparecer ao evento.”

Público regional

Os leitores da região confirmaram presença e os agendamentos foram todos preenchidos. Quatro municípios confirmaram visitas: Gaspar, Blumenau, Ilhota e Pomerode. “De Blumenau, receberemos escolas particulares e estaduais, assim como centros de educação infantil, que acreditam na leitura como procedimento fundamental para a formação humana”, comenta Patricia. “A Escola Privada Menino Jesus investe forte no potencial leitor dos alunos pré-adolescentes e comparecerá com todas as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.”

Para completar o circuito de encantamento, o artista Pochyua Andrade estará na tenda Histórias Canções e Sensações. “Mesmo em dias de chuva, a programação ocorrerá na varanda do Ginásio Galegão. A leitura nos autoriza o fomento em todos os espaços”, destaca a professora. “No sábado, a programação chama todos os leitores para comemorar lendo muitas histórias na certeza de que teremos deliciosas surpresas. Afinal, toda festa de aniversário precisa ser regada com alegria e encantamento.”

Também no sábado, dia 14, Natalia Corradi Curiolleti conduzirá uma oficina de formação de professores em técnica de teatro e educação. São oferecidas 15 vagas, com carga horária de quatro horas e certificado. As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo telefone 3381-7514. As aulas ocorrem no Sesc da Rua Amadeu da Luz.

Acompanhe as notícias e imagens do evento nas páginas da Prefeitura de Blumenau, da Fundação Cultural e do Parque da Leitura. “Esperaremos todos os leitores lá”, finaliza Patrícia.

Por Sérgio Antonello, da Fundação Cultural de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS