Parceria com Central de Libras permite atendimento a deficientes auditivos em Blumenau

Um intérprete é acionado por vídeo chamada e aumenta mais acessibilidade a consultas médicas, na rede municipal de ensino, entre outros serviços da prefeitura.

Foto: Marcelo Martins

Uma parceria da Central de Libras da Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), firmada pela Secretaria de Administração (Sedead), vai tornar mais acessível o atendimento na prefeitura de Blumenau.

Toda vez que uma pessoa com deficiência auditiva acessa algum serviço municipal, um intérprete de Libras pode ser solicitado para intermediar o atendimento por meio de vídeo chamadas. É o caso de um profissional de saúde durante uma consulta médica; da Assistência Social ou algum serviço das Praças do Cidadão e do Empreendedor.

Outra situação é durante o atendimento de estudantes da rede municipal e suas famílias,squando essa vídeo chamada pode ser solicitada pela secretaria de escola ou CEI.

No ESF Marco Francisco Barth, o serviço dos intérpretes de Libras foi utilizado com sucesso no atendimento a uma paciente com surdez profunda. “Essa ferramenta foi extremamente eficaz para realizarmos o atendimento a nossa paciente. Conseguimos nos fazer entender e a pessoa sai satisfeita com o atendimento”, observou a coordenadora da unidade, a enfermeira Simone Keila Pasa.

A Central de Libras já prestou atendimentos também à Assistência Social e outras unidades de saúde do município. São três intérpretes disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. A central conta ainda com outros dois intérpretes envolvidos também com outros projetos da Abada e mais duas professoras de Libras.

Para utilizar o serviço, tanto o servidor municipal como o usuário do serviço, pode entrar em contato com a instituição. Os telefones são (47)9241-9719 ou (47)9292-6030.

Além da parceria com a Central de Libras, a Prefeitura de Blumenau já promoveu dois cursos para servidores municipais aprenderem a Língua Brasileira de Sinais e tem feito investimentos também na estrutura do prédio administrativo. O objetivo é de atender a diferentes públicos, como adaptação em banheiros e elevadores para o acesso ao paço. “Tornar os serviços públicos municipais cada vez mais acessíveis é uma preocupação dessa gestão. Por isso, temos investido em iniciativas como essa, que proporcionam autonomia e dignidade às pessoas com deficiência”, observa o secretário Anderson Rosa.

Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith da SECOM/BNU.