terça-feira, 11 maio 2021
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Parceria com Central de Libras permite atendimento a deficientes auditivos em Blumenau

Um intérprete é acionado por vídeo chamada e aumenta mais acessibilidade a consultas médicas, na rede municipal de ensino, entre outros serviços da prefeitura.

Uma parceria da Central de Libras da Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada), firmada pela Secretaria de Administração (Sedead), vai tornar mais acessível o atendimento na prefeitura de Blumenau.

Toda vez que uma pessoa com deficiência auditiva acessa algum serviço municipal, um intérprete de Libras pode ser solicitado para intermediar o atendimento por meio de vídeo chamadas. É o caso de um profissional de saúde durante uma consulta médica; da Assistência Social ou algum serviço das Praças do Cidadão e do Empreendedor.

Outra situação é durante o atendimento de estudantes da rede municipal e suas famílias,squando essa vídeo chamada pode ser solicitada pela secretaria de escola ou CEI.

No ESF Marco Francisco Barth, o serviço dos intérpretes de Libras foi utilizado com sucesso no atendimento a uma paciente com surdez profunda. “Essa ferramenta foi extremamente eficaz para realizarmos o atendimento a nossa paciente. Conseguimos nos fazer entender e a pessoa sai satisfeita com o atendimento”, observou a coordenadora da unidade, a enfermeira Simone Keila Pasa.

A Central de Libras já prestou atendimentos também à Assistência Social e outras unidades de saúde do município. São três intérpretes disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. A central conta ainda com outros dois intérpretes envolvidos também com outros projetos da Abada e mais duas professoras de Libras.

Para utilizar o serviço, tanto o servidor municipal como o usuário do serviço, pode entrar em contato com a instituição. Os telefones são (47)9241-9719 ou (47)9292-6030.

Além da parceria com a Central de Libras, a Prefeitura de Blumenau já promoveu dois cursos para servidores municipais aprenderem a Língua Brasileira de Sinais e tem feito investimentos também na estrutura do prédio administrativo. O objetivo é de atender a diferentes públicos, como adaptação em banheiros e elevadores para o acesso ao paço. “Tornar os serviços públicos municipais cada vez mais acessíveis é uma preocupação dessa gestão. Por isso, temos investido em iniciativas como essa, que proporcionam autonomia e dignidade às pessoas com deficiência”, observa o secretário Anderson Rosa.

Com informações de Aline Franzoi Santos Fleith da SECOM/BNU.

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