Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Paradesporto Escolar de Blumenau atende 90 alunos autistas

 

 

 

A Secretaria de Educação de Blumenau (Semed) disponibiliza diversos serviços para contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. No Programa Paradesporto Escolar, por exemplo, são atendidos 90 alunos com esse diagnóstico em diferentes modalidades.

As aulas mais procuradas pelas famílias com crianças e adolescentes com autismo são natação e ginástica artística. No entanto, as aulas de desenvolvimento motor e atlestimo também promovem importantes resultados. Entre os benefícios do esporte, pode-se citar a melhora no rendimento e condicionamento físico, na comunicação, socialização, aumento do senso de responsabilidade, da atenção consciente, entre muitos outros.

 

 

De acordo com a Secretaria de Educação, 50,8% dos estudantes atendidos pela política de Educação Especial, possuem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Na parte pedagógica, para os alunos matriculados nas escolas municipais é oferecido o Atendimento Educacional Especializado, que ocorre durante o contraturno escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais existentes nas unidades. Para as crianças que frequentam a Educação Infantil, o atendimento é feito na unidade de apoio da Semed, no Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea).

Os serviços tanto do Programa Paradesporto, como do Cemea, estão disponíveis para toda a população de Blumenau. No caso das modalidades paradesportivas, as famílias interessadas podem procurar os pólos e fazer a inscrição diretamente com os professores. Já o Cemea está localizado na Rua Humberto de Campos, 299, no bairro da Velha, e atende pelo telefone 3381-6714.

Por Aline Franzoi Santos Fleith [Secom/PMB]

Posts relacionados

Top