terça-feira, 25 janeiro 2022
InícioGeralParabéns para Maria Pradella, que completou 104 anos no último 21 de...

Parabéns para Maria Pradella, que completou 104 anos no último 21 de agosto

 

Fotos: arquivo pessoal e João Paulo Taumaturgo

No ponto final da linha Zendron, à esquerda, você entra na rua onde mora uma das poucas pessoas com mais de 100 anos em Blumenau. Na casa da filha Zélia Wilbert, a mais nova, mora a Dona Maria Vechi Pradella, com 104 anos.

A idosa ainda mantém o costume de andar com os pés descalços, seja no inverno ou no verão, comenta a nora Teresita Pradella. Mesmo aos 104 anos, ela ainda consegue fazer praticamente tudo sozinha. Tem dificuldades na audição e visão, mas isso não impede ela de conversar com as filhas e vez ou outra lançar um olhar curioso para meu bloco de anotações.

 

 

Dona Maria nasceu em Brusque, onde viveu com seu marido – o Sr. Francisco Pradella – até os 64 anos, quando se mudou para Blumenau, destino escolhido por 8 dos 10 filhos. Trabalhou a vida inteira na roça e ao chegar aqui se estabeleceu como dona de casa.

Viveu até os 94 anos sozinha, e nos últimos, ainda cuidou de um dos filhos que tinha câncer. Há dez anos, Dona Maria mora com a filha mais nova, que cuida da mãe com muito carinho. A matriarca da família Pradella tem 10 filhos, 40 netos, 45 bisnetos e 16 tataranetos.

Quando perguntei qual o segredo para os 104 anos de vida, recebi a seguinte resposta “É importante ficar feliz com a felicidade dos outros, não guardar rancor e viver cada dia como se fosse único”.

No último dia 21, a família se reuniu para comemorar o centésimo quarto aniversário e a neta Shirlei Pradella avisa “já guardamos o “1” e o “0” para o próximo”.

 

João Paulo Taumaturgohttps://www.facebook.com/amoblumenau
De formação administrador, mas comunicador por paixão. Procuro trazer pontos de vista sobre os mais variados assuntos. Amo Blumenau.

MAIS LIDAS