segunda-feira, 12 abril 2021
Início Geral Palestras passam conhecimento sobre empreendedorismo e inovação

Palestras passam conhecimento sobre empreendedorismo e inovação

empreendedorismo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através do Centro de Ensino Profissional (CEP) e da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas, encerra hoje o ciclo de palestras sobre empreendedorismo e inovação. Voltada aos estudantes dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Blumenau, a iniciativa é pioneira na cidade e busca despertar os alunos para as demandas da região e para novas possibilidades profissionais. A última palestra está agendada para logo mais, às 19h, no auditório do Instituto Gene, localizado na rua Progresso, 167, no bairro Garcia.

A ação faz parte da Semana Global do Empreendedorismo e beneficia pessoas como Adeli da Silva. Microempreendedora do ramo de têxtil, ela vive uma busca constante pelo aperfeiçoamento. Aluna do curso de Auxiliar Administrativo ministrado no Centro de Ensino Profissional ela explica que buscou a formação para aprimorar o trabalho dentro da empresa e que de quebra foi convidada a assistir a palestra sobre empreendedorismo e inovação. Ministrada pelo diretor de Micro e Pequenas Empresas, Móris Kohl, foi mais uma oportunidade para Adeli adquirir conhecimento que tanto precisa para alcançar o sucesso no seu empreendimento.

Ela conta que durante a palestra conseguiu informações importantes que ela irá aplicar na microempresa. “Conforme ele foi falando, foram surgindo novas ideias para o meu negócio e que eu planejo desenvolver já no ano que vem”, destaca ela ao falar sobre os temas abordados durante o encontro. “Foi muito proveitoso. Para mim, principalmente, sobre a questão do planejamento estratégico e a definição de metas”, afirma.

Mas para quem ainda não tem ou não formalizou um negócio, os encontros também têm papel fundamental. Isso porque, no decorrer do evento, Móris abordou questões como tipos de empreendedores; o que é inovação; formas de empreender; como formalizar um negócio; empreendedorismo social e estratégia e gestão de negócios. Para muitos jovens e adultos, uma oportunidade para conhecer novas possibilidades de atuação, onde eles podem se ver não apenas com futuros funcionários e sim como possíveis donos de seus negócios tendo em vista as facilidades e apoio oferecido hoje pelo Governo para a formalização de microempresas.

Móris afirma que além dos esclarecimentos prestados aos alunos sobre o tema, o evento serviu como uma maneira de fomentar o empreeendedorimos, que é um dos focos da atual Administração Municipal. “Nosso objetivo é difundir a visão empreendedora entre os blumenauenses”, explica. Ele adianta que marcou o início de um trabalho voltado ao incentivo da prática empreendedora como uma forma de negócio. “Para o próximo ano, a expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é desenvolver ações neste sentido envolvendo escolas, entidades de classe, órgãos governamentais e sociedade em geral”, conclui.

Texto: Talita Catie

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS