Diretores e colaboradores das empresas associadas ao SCMC participam de palestra sobre Comportamento de Consumo com consultora do MindSet WGSN. O objetivo do encontro foi mostrar como os pequenos detalhes do cotidiano podem se transformar em tendências e trazer reflexos e insights na hora de lançar ou manter uma marca.
Criatividade, conteúdo e inovação. Esses foram os três elementos que nortearam a palestra sobre Comportamento de Consumo, ministrada pela consultora Letícia Abraham, diretora do MindSet WGSN, uma das mais importantes consultorias de comportamento e tendência do mundo. O bate papo aconteceu na última quarta-feira (15), no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau (SC) e fez parte da programação do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC).
Os colaboradores de empresas associadas e profissionais da área de moda e design tiveram a oportunidade de conhecer o desenvolvimento do estudo de tendências e como ele reflete no dia a dia de uma sociedade.
Com apresentação de vídeos inspiradores e uma aula de como os pequenos detalhes rotineiros podem influenciar no cotidiano das pessoas, Letícia explicou que as mudanças que estão acontecendo no mundo servem de referência para qualquer setor. “Mesmo as pessoas estando 24 horas conectadas, elas sentem a necessidade de fazer a diferença na sociedade em que elas vivem. Essas pessoas são os transformadores sociais, aqueles que impulsionam as tendências e fazem das coisas simples um jeito de viver”, comenta.
Durante uma hora, a consultora e também mestre em Antropologia apontou três tendências de comportamento chamadas de Super Trends, divididos por subcategorias.
Social Super Heroes
Com um jeito altruísta, o perfil do Social Super Heroes ressalta o desejo de viver e não apenas de sobreviver das pessoas. É uma forma de compartilhar conteúdo e colocando a criatividade na frente das mudanças sociais. “O SCMC faz exatamente isso, divide as ideias com a comunidade trazendo resultados diferentes e inovadores. E é isso que queremos fazer com os nossos valores”, explica.
O Social Super Heroes (ou os heróis sociais) são divididos em: Urban Proact, Good Deeds e Soul Business todos os eles com objetivo de polinizar as boas atitudes dentro de uma sociedade. Um dos exemplos apresentados pela palestrante foi o projeto chamado de Parklets, uma ação que começou em Nova Iorque e já está se disseminando em São Paulo. A ideia é promover o uso do espaço público de um jeito prático e democrático.
Data Divination
No começo era a internet, depois os smartphones e, agora, a rotina das pessoas é envolvida pela conectividade. O Data Divination é uma forma de intervenção onde a tecnologia é usada para auxiliar em novas funções do corpo humano. O Data Divination consiste em: Embodiment, Self Trending e o Low-fi, como um quebra-cabeça, todos eles se encaixam e mostram como as pessoas estão transformando as suas vidas em um grande banco de dados.
“São aplicativos, ações e objetos desenvolvidos e que podem ajudar as pessoas de todas as formas, desde a compra de um sapato até a medição das ondas cerebrais durante o sono. Ou seja é a tecnologia, mais um vez, influenciando positivamente na rotina da sociedade”, explica.
Every Day Utopia
Amélie Poulain, personagem principal de um filme francês de mesmo nome, tinha uma característica que, para muitos, era vista como audaciosa: a busca pelos pequenos prazeres da vida. E essa peculiaridade é o que torna o Every Day Utopia real. É a forma mais pura e simples de viver. É a busca pelas coisas simples e pela valorização do tempo real. Separado por Viceless, Micro Adventures e Relovution, esse tópico ressalta a importância de aproveitar cada minuto de forma mais natural. Uma forma de tirar os excessos e viver apenas o essencial.
“O Every Day Utopia, apesar do nome, é algo real. É colocar mais amor nas atitudes com o próximo e se aproximar do convívio social. É ser responsável pela valorização do resgate do amor para a construção de uma marca. Isso, com certeza, torna tudo mais simples e leve”, comenta.
Ao final da palestra, Letícia confirma a importância do Super Trends para o desenvolvimento de qualquer tipo de ação. “Marcas são como pessoas e elas podem, sim, serem transformadoras sociais”, finaliza.
Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é um programa de incentivo à inovação e à criação de valor agregado para empresas de diversos segmentos no estado. Está em seu nono ano consecutivo.
Texto: Marta Brod