domingo, 1 agosto 2021
InícioEducaçãoPais, responsáveis e professores terão curso gratuito de Libras em escola municipal...

Pais, responsáveis e professores terão curso gratuito de Libras em escola municipal de Blumenau

Ele será ministrado ainda em junho, com carga horária de 40 horas e poderá receber até 50 inscrições.

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu na noite de segunda-feira (14/06/21), uma Live com a temática “A Importância da Lei de LIBRAS para a sociedade”. No encontro on-line feito juntamente com a Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun foi anunciado que os pais, responsáveis e professores ouvintes da escola terão curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras), mais uma ação de política pública voltada para a inclusão.

Um edital será enviado para a comunidade escolar sobre a inscrição para o curso, que será disponibilizado para até 50 interessados. Os inscritos serão divididos em dois grupos. As aulas serão via Google Meet e com início previsto nos dias 28 e 30 de junho, com carga horária total de 40 horas. Para quem obtiver 100% de presença haverá certificação de nível básico. A Coordenadora Itinerante de LIBRAS da Semed, professora Liliane Vieira, ministrará o curso com o auxílio do tradutor-intérprete Valdemétrius Castro Neris.

A secretária de Educação, Patrícia Lueders, destaca que o objetivo do projeto da Língua de Sinais visa não apenas os estudantes, mas também que seja ampliado para a comunidade e familiares. “Almejamos que os estudantes possam ter este conhecimento, mas que ao chegar em casa, a família também tenha as noções básicas. Com isso também poderá acompanhar todo o percurso formativo do filho.

O evento contou também com a participação do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina Soar de Souza, da secretária de Educação, Patrícia Lueders, diretora de Educação Básica, Maria Luiza Oliveira, vereador Bruno Cunha e a gestora da EBM Bilíngue Professor Oscar Unbehaun, Maria Lisete Hinckel.

Sobre a Live

A Live teve ainda mais três blocos e contou com apresentações de formadores surdos renomados, que explicaram sobre a comunidade, a língua e a cultura surda. No primeiro teve a participação de Janaina Weber, vice-presidente da gestão 2021 – 2023 da Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU), que trouxe a temática “ASBLU – a comunidade surda de Blumenau”.

O segundo bloco foi ministrado pelo Mestre Roger Lineira Prestes, docente da Universidade Federal do Cariri (CE), com o tema “Lei 10.436/2002, reconhece a LIBRAS como a segunda língua oficial do Brasil”. E o último bloco foi apresentado pela Professora Mestra Fabiana Schmitt Corrêa, docente da Universidade Federal de Santa Catarina – Câmpus Blumenau, que abordou sobre os “Artefatos da Cultura Surda”.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS