quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioGeralPaciente pode recuperar fala após procedimentos cirúrgicos no Hospital Santa Isabel

Paciente pode recuperar fala após procedimentos cirúrgicos no Hospital Santa Isabel

 

 

 

 

Por Gabriel Silva

Pacientes que passaram por cirurgias para tratar doenças como câncer de boca e garganta serão beneficiadas com insumos para , que serão distribuídos pelo SUS em Santa Catarina. Em parceria com o Governo do Estado, o Hospital Santa Isabel é a segunda unidade hospitalar a receber os insumos para pacientes laringectomizados.

 

Imagem ilustrativa

 

O primeiro procedimento no Hospital Santa Isabel foi realizado na tarde desta terça-feira (10/12/19), pelos doutores Eduardo Martignago e Thiago Sônego, ambos são Cirurgiões de Cabeça e Pescoço. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 300 pacientes serão beneficiados. Profissionais de Saúde do Hospital Santa Isabel, que farão o manuseio desses insumos, passaram por capacitação para a realização dos procedimentos.

A recuperação da fala é gradativa. Após o procedimento, o paciente precisa realizar alguns exercícios para que consiga se comunicar novamente. A cirurgia permite que o paciente volte ao convívio social, se comunicando com as pessoas através da fala.

 

Pacientes beneficiados

Os beneficiados com a distribuição dos insumos para reabilitação vocal e pulmonar são pacientes do SUS. Porém, para o primeiro procedimento, o Hospital Santa Isabel não contava com um paciente SUS autorizado a realizar o procedimento – documentação confirmada, exames em dia e autorizações assinadas. Desse modo, o procedimento cirúrgico foi realizado em um paciente de convênio, para que o HSI não perdesse a oportunidade de treinar seus profissionais e garantir a realização das próximas cirurgias, que serão todas para pacientes do SUS! Os insumos utilizados neste primeiro procedimento foram pagos pelo convênio.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS