quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioEventosOsblu participa de encontro nacional de observatórios sociais

Osblu participa de encontro nacional de observatórios sociais

6_enos-Observatorios-Sociais

Evento acontece em Brasília e Blumenau será apresentado como case.

Texto: Luciano Costa

Anualmente, o Observatório Social do Brasil – rede que organiza os observatórios sociais do país, realiza um encontro nacional para discutir metodologias, apresentar resultados e boas práticas dos municípios brasileiros. Este ano, o encontro acontece em Brasília entre os dias 26 e 28 de março. O Observatório Social de Blumenau – Osblu, e a administração municipal participam do evento.

Blumenau será um dos destaques do encontro com a palestra do prefeito Napoleão Bernardes Neto, que apresentará o case do município como o primeiro a regulamentar em âmbito municipal a lei de transparência, e as iniciativas de controle e participação social em parceria com diversas entidades, entre elas o Osblu.

Leomir Minozzo, presidente do Osblu, participa de Encontro Nacional de Observatórios Sociais em Brasília. | Foto: Daniel Zimmermann
Leomir Minozzo, presidente do Osblu, participa de Encontro Nacional de Observatórios Sociais em Brasília. | Foto: Daniel Zimmermann

O Osblu será representado no evento pelo presidente Leomir Minozzo e o secretário executivo Carlos Roberto Pakuczewsky, que irão trazer o conhecimento adquirido no encontro para os associados e voluntários do Observatório Social. Para Minozzo, o momento será muito importante para conhecer a atuação dos observatórios nos municípios brasileiros. “O encontro nos trará duas experiências importantes. A primeira é a troca de informações e experiências entre os observatórios. A segunda é o contato in loco com instituições como Ministério Público e Tribunal de Contas da União, sediadas em Brasília”, relata.

O 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais tem como tema “Todos pela eficiência da gestão pública” e terá painéis sobre eficiência de gestão municipal, compras públicas, leis de prevenção à corrupção e estratégias de controle social, experiências que serão trazidas para o município de Blumenau. O evento já conta com mais de 140 inscritos, de 95 cidades e 14 estados do país.

Osblu

Atuando como pessoa jurídica em forma de associação, o Observatório Social de Blumenau prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, promove a educação fiscal e a inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS