segunda-feira, 25 janeiro 2021
Início Bairros Centro Os soldados estão novinhos em "cimento" na Praça Hercílio Luz

Os soldados estão novinhos em “cimento” na Praça Hercílio Luz

20:12

Monumento-Biergarten_13-01-15_02

Fotos: Luciano Bernz

O homem ao alto observa sobre uma pedra, enquanto que os que estão ao lado miram e atiram. No meio, um deles é atingido por um tiro. Em 1965 o escultor Miguel Barba entregava o monumento “Voluntários da Pátria” feito de cimento, que homenageava os bravos soldados que deram suas vidas na Guerra do Paraguai (1865-1870).

Monumento-Biergarten_13-01-15_01

Neste final de semana, conforme adiantado por OBlumenauense, já era possível apreciar a obra totalmente restaurada pelo artista Romeu Moscorz (64). O material utilizado é a argamassa AC3, uma espécie de cimento branco. O trabalho de restauração começou em setembro de 2014 e na semana passada recebia a instalação elétrica, para então ser entregue na Praça Hercílio Luz, ou Biergarten.

Espero que resista à ação dos vândalos, uma verdadeira praga humana que se diverte com a destruição do patrimônio público.

Monumento-Biergarten_13-01-15_03

 

O monumento era assim antes da restauração. Agora tem uma cerca que dificulta (mas não impede) o acesso à obra.

Monumento antes da restauração. Foto: Soni Robinson Witte
Foto: Soni Robinson Witte

 

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS